Na tarde do dia três de setembro de 2011, a Fraternidade Utopia reuniu-se para realizar o encontro do Grito dos Excluídos, cujo tema é “Pela Vida grita a Terra... Por Direitos todos nós!”.

Durante a acolhida dos novos e antigos jufristas, o irmão Bernardo saiu pelas ruas a procurar um “excluído” para fazer parte do nosso encontro. Então, minutos depois, o mesmo chega acompanhado de Douglas, um cuidador de carros.

Ao longo do encontro, discutimos sobre as dificuldades de ser um marginalizado pela sociedade e quais as atitudes que podemos tomar para ajudar essas pessoas. Após a longa discussão, assistimos um documentário sobre pessoas sem direito a estudo, a moradia ou alimentos, simplesmente por falta de respeito e cuidado daqueles que deveriam garantir esses direitos básicos.

Então, o rumo da conversa mudou. Começamos a discutir sobre os motivos de alguns serem mais favorecidos do que outros. Vários aspectos foram citados, como a política e a falta de cidadania. Logo, nossa conversa passou a envolver nosso convidado especial, Douglas. Em suas poucas palavras, o mesmo nos fez refletir muito sobre as nossas atitudes. Em primeiro lugar, o homem garantiu que não precisava de nada, visto que sua vida já estava ótima.

Há muitas vezes em que nós, que temos tudo, achamos que precisamos de coisas que não são realmente necessárias. Além disso, ele disse que não sabia se realmente acreditava em Deus, pois nunca tinha ouvido falar muito Nele. Essa foi outra reflexão provocada por suas palavras, pois nos fez pensar porque Ele faz coisas boas para alguns e ruins para outros.

Com tudo isso, vimos o quão importante é ajudar os necessitados, prometendo a nosso irmão Douglas que estaríamos sempre a sua disposição para ajudá-lo. E como primeira atitude, doamos alimentos a ele no último encontro, do dia dez de setembro e o convidamos para continuar participando dos encontros de nossa fraternidade.


Marcela Denardin - Santa Maria-RS
Fraternidade Utopia - Regional Sul 3 (RS)