A Campanha Missionária, promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM), é desenvolvida todos os anos no mês de outubro, e seu ponto alto é o Dia Mundial das Missões, no penúltimo domingo do mês, onde cada católico é convidado a dar a sua oferta material para as Missões. É o "dia da generosidade católica". Nesse ano será nos dias 23 e 24 de outubro.

A Campanha Missionária tem o objetivo de chamar a atenção dos cristãos e das cristãs sobre o seu compromisso missionário no mundo de hoje. O chamado é motivado através da vivência da temática proposta - que nesse ano é Missão na Ecologia - seguindo a proposta da Campanha da Fraternidade. Este ano a CF-2011 abordou o tema "Fraternidade e a Vida no Planeta" e, neste espírito, a Campanha Missionária, alarga os horizontes para todo o mundo e propõe como tema "Missão na Ecologia", tendo como lema "A misericórdia de Deus é para todo ser vivo (Eclo 18, 22b)".

Que ligação há entre missão e ecologia para um ser humano de fé? A Missão se relaciona com envio. É apostolado. Quem nos envia é Jesus Cristo. Por isso, missão e ecologia são motivadas pela fé. É o evangelho de Jesus Cristo o motivo da missão da Igreja. A palavra Ecologia nasce de duas palavras gregas que no português signicam casa (oikos - eco), estudo (logos - logia). Com isso entendemos eco-logia como o estudo da casa, ou estudo do lugar onde se vive. A nossa casa comum é o planeta Terra. E é para essa casa comum que Jesus nos envia.
Tendo presente isso, a partir da fé cristã somos enviados (missão), por Jesus Cristo, para estudar a nossa casa; entender a nossa moradia comum para melhor cuidar. "A ligação Missão na Ecologia vem justamente reafirmar a importância de cuidar da mãe terra para a sobrevivência da humanidade" (Dom Sérgio Braschi). A Campanha Missionária sugere uma mudança de atitude e de comportamento para que possamos viver de maneira mais saudável e responsável no planeta. Quem sabe precisamos "aprender, a saber cuidar" (L. Boff).

Somos seremos humanos que criamos uma sociedade globalizada com muitas coisas boas e úteis para a humanidade. Mas, muitas vezes, prevalece o materialismo e, com isso, alimenta em nós a ganância para explorar os bens da natureza sem se preocupar com as futuras gerações. Olhar para a nossa casa, olhar para o nosso planeta Terra e perceber onde nós cristãos devemos ajudar a cuidar da vida no planeta. Defender o pobre, o mais fragilizado; lutar pelos diretos humanos; defender a vida humana desde a sua concepção até o seu fim natural passa também, em cuidar da nossa moradia comum: o planeta Terra. Isso é viver o lema da Campanha Missionária: "A misericórdia de Deus é para todo ser vivo (Eclo 18, 22b)".

A Campanha Missionária também deve ajudar os cristãos a perceberem onde pecamos colaborando com a destruição, com a gastança, com a poluição que há no planeta. Como batizados, na fé cristã, todos somos missionários (enviados) e temos responsabilidades sobre a obra da criação de Deus. Por isso, devemos lutar em defesa da vida do planeta Terra.

O cartaz, da Campanha Missionária - 2011 - quer representar a retirada de tudo àquilo que não corresponde à preservação do meio ambiente. As pessoas do cartaz são missionárias que têm consciência da sua responsabilidade para fazer do planeta Terra a verdadeira morada para todos os seus habitantes.

Cabe-nos pregar por cima dos tetos e pôr a lâmpada da nossa fé cristã no lugar mais alto a fim de iluminar a todos que estão na casa.

Autor: Pe. João Schneider, SJ