Blog de Formação

São Francisco e São Benedito - No caminho de Cristo.



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     19:50     
Celebrar o dia dedicado a São Francisco de Assis e o dia de São Benedito é reinflamar o carisma franciscano em nossos corações. São Francisco de Assis, considerado o homem do milênio, que a tantos conquistou nesses mais de 800 anos de história, tem sua festa litúrgica no dia 04 de outubro e, para nossa alegria, no dia 05 de outubro festejamos o dia de São Benedito. Esses dois Santos muito tem a nos ensinar, e a nos proporcionar belíssimas reflexões, principalmente por estarmos comemorando 40 anos de história da Jufra no Brasil, " construindo o Reino nos caminhos da história", fazendo parte da história da família franciscana.

Ser franciscano é olhar para São Francisco e ver Cristo em Francisco, e um caminho, caminho de fé, caridade, penitência, fraternidade, rico em virtudes. Um caminho que nem todos compreendem, o da loucura da cruz de Cristo, tão apaixonadamente sentida por Francisco, que nesse mistério a viveu em totalidade.

Ser Cristão é seguir a Cristo, seguir para nos assemelharmos a ele. Porém, nesse processo, inúmeros são os obstáculos que a vida nos impõe: a necessidade do ter, do consumir, do poder e do prazer oferecido pelas coisas do mundo. E podemos dizer que São Francisco soube ouvir ao chamado de Cristo e superar os apelos da realidade temporal, façanha essa repetida por tantos outros seguidores seus, com São Benedito, também conhecido como o Mouro, o Negro.
São Benedito nasceu na Sicília e viveu entre os anos de 1524 (?) a 1589, não tinha instrução e como seguidor de São Francisco foi um exemplo de cristão dedicado, que seguia os conselhos evangélicos. Esse santo, teve uma vida cheia de virtudes, dando um belíssimo exemplo do que é está disponível para servir ao próximo, e viver a perfeita alegria franciscana, fundamental para vida em fraternidade.

São Benedito serviu por muito tempo sua comunidade como cozinheiro e, mesmo analfabeto aceitou a indicação para ser o superior da sua fraternidade, o que fez com grande zelo e caridade. Vale ressaltar que São Benedito, mesmo quando estava como superior, não deixava de ir a cozinha lavar pratos e ajudar os seusirmãos. A vida de São Benedito é cheia de ricos eventos que refletem a sua santidade que merecem ser conhecidos por nós franciscanos.

São Benedito, a exemplo de São Francisco viveu sua missão até o ultimo momento, sendo testemunha de Cristo e evangelizador, primeiramente pela ação, pela opção pelos pobres. Que nós Jovens franciscanos possamos nesses momento festivo em que comemoramos 40 anos de caminhada da qual fazemos parte dessa história tenhamos sempre a vida de São Francisco como caminho a chegar a Cristo, a exemplo de São Benedito.
Adriana Azevedo de Oliveira - Jufra/ OFS
Subsecretária de Formação NE B3-Bahia Norte

Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: