As fraternidades da Paraíba e do Rio Grande do Norte em sua maioria estiveram em sintonia com o tema proposto para este mês de fevereiro: Manifesto da Juventude Franciscana, algumas ainda estão retornando suas atividades o que implica que ainda realizarão esta formação. 

Algumas experiências: 
  • O tema foi trabalhado em forma de quebra cabeças, onde o formador trouxe um desenho de jovens que evidenciava um manifesto. Após a montagem do desenho, o formador foi expondo o tema com questionamentos sobre o conhecimento do manifesto, que foi bem participado pelos irmãos. (PB) 

  • Foi feito um circulo com símbolos franciscanos no centro, o formador motivou os irmãos a se encontrarem nesses símbolos de modo a despertar o sentido de pertença ao carisma, em seguida em grupo cada irmão discutiu um tópico do manifesto e apresentou de forma dinâmica. (RN) 

  • Foi feita a leitura do texto proposto após orações e cantos, em seguida o tema foi dividido em grupo, que depois de estudado pelos irmãos foi exposto em forma de paródias, peça teatral, etc. (PB/RN) 
  • Os tópicos do manifesto foram colocados em tarjetas e visíveis no ambiente juntamente com a imagem de São Francisco e a Bíblia, o formador falou um pouco sobre o documento, e em seguida cada irmão pegou uma tarjeta que ao longo da leitura foi discutida por todos, ao concluir o tema, cada irmão recebeu um cartão com a frase: “Irmãos vamos recomeçar...”, neste cartão cada um escreveu o que deveria recomeçar baseado no compromisso do manifesto, e se comprometeu diante de todos a realizar tal. (PB) 

Em síntese, as experiências foram positivas e válidas, infelizmente nem todas as fraternidades deram retorno, mas mesmo assim não desistimos em incentivar os irmãos a unificarem este trabalho válido para a formação.