Objetivos: Promover as fraternidades locais da Juventude Franciscana, para que assim novos jovens conheçam esse ideal e haja um rejuvenescimento das nossas fraternidades. E lembrando um pouco da “Carta de Guaratinguetá – A JUFRA que queremos ser”, onde nos comprometemos em: “oferecer uma forma de vivência cristã para os outros jovens, tendo como opção preferencial evangélica aqueles marginalizados e excluídos”. 

Realizadores: Fraternidade local da JUFRA. 

Público alvo: Jovens da comunidade onde a fraternidade local está inserida. 

Data: A fraternidade local escolherá um ou mais dias (12 a 19 de agosto ou outros dias) para realizar alguma atividade de promoção vocacional.





REFLEXÃO DO TEMA
Jovem: Assume tua vocação!

Chega um tempo em nossas vidas, que é necessário assumirmos a nossa vocação. Deus quando nos criou, tinha um propósito definido para nossas vidas. Cada um tem um lugar exato diante de Deus. Basta procurarmos e encontraremos! O mês de agosto chega e com ele celebramos as vocações. Vocação que é dom, que é graça, que é eleição cuidadosa, visando sempre à construção do Reino dos Céus. Muitos são chamados, uns para o ministério ordenado (padres), outros a vida consagrada (religiosos e religiosas), e outros ainda para a vida em família, para serem cristãos leigos e leigas. E será que estamos dando a resposta? O Senhor promete que virá e transformará todas as coisas, mas Ele olha o agora e precisa de alguém que faça tudo com Ele e para Ele. E nós que estamos na “flor da idade” o que esperamos? Dê o seu sim! Peçamos que a Virgem Maria, nos inspire o que devemos fazer, ela que foi a primeira vocacionada. Muitas pessoas necessitam do seu dom, lembrem-se disso. E que a exemplo de São Francisco de Assis, possamos VERDADEIRAMENTE ASSUMIR a nossa vocação.


REFLEXÃO DO LEMA
“Não fostes vós que me escolhestes, mas eu vos escolhi”. João 15,16
Trazemos aqui dois depoimentos de jufristas, para fazer com que reflitamos um pouco de como o Senhor da messe, os chamou para o serviço, para missão na Juventude Franciscana.

1° Depoimento
Minha caminhada na JUFRA teve inicio no ano de 2000, quando conheci e iniciei a minha amizade com um grande amigo e irmão Hugo Leonardo que já fazia parte da Fraternidade de JUFRA - Arautos de São Francisco – Salvador Bahia. O mesmo me mostrou a JUFRA de uma forma diferente da habitual, comecei realizando trabalhos em conjunto com Hugo para a fraternidade e assim comecei a conhecer os irmãos que em minha comunidade já vivenciam o carisma de São Francisco de Assis. Em 2001 cansado de ser um “trabalhador” da JUFRA, mas sem ser um membro participativo da vida em fraternidade resolvi iniciar verdadeiramente minha caminhada como jufrista.
A JUFRA para mim é uma escola, aonde o aprendizado é constante. Não aprendi só sobre Francisco e Clara. Aprendi sobre o ser cristão, o servir a Deus, o viver em fraternidade, o criar projetos e construir sonhos com os amigos e irmãos que conheci e aprendi a respeita ao longo dessa minha história em fraternidade.
Hoje poder dizer que sou franciscano, que sou JUFRISTA é um orgulho, pois sei o quanto cresci, amadureci e me desenvolvi, tanto como cristão tanto quanto pessoa na vida pelo importante fato de ter vivido dentro de uma fraternidade chamada JUFRA.
Só tenho a agradecer aos irmãos e amigos que ao longo destra estrada partilharam comigo suas vidas e experiências na JUFRA. Um abraço a todos e que São Francisco e Santa Clara intercedam sempre junto a Deus pela juventude do mundo inteiro. E Viva a todos nós que dizemos sim ao chamado que Deus nos fez através da inspiração de vida de Francisco e Clara. Paz e Bem!!!
Rubens Conceição
Fraternidade Arautos- Salvador-BA

2° Depoimento
O chamado que Deus me fez ao carisma franciscano foi através de uma colega de escola, na minha 6ª série, essa colega participava da JUFRA e sempre me convidava para ir às reuniões, mas eu nunca ia, não participava de nem um grupo e só ia à missa de vez em quando.
Certo dia eu estava na missa e uma jovem fez uma das leituras, naquele momento tive vontade de também está fazendo aquele serviço, então me lembrei da minha colega e resolvi procurá-la para conhecer a JUFRA, porém ela já não estava mais participando ativamente da fraternidade, mas no meu coração estava muito forte a ideia de conhecer este “grupo” .
Colocando a minha situação para uma vizinha ela disse que conhecia uma jovem que era da JUFRA e que se eu quisesse ela poderia falar com esta jovem para a mesma me levar. Eu não fazia ideia de quem era esta jovem, só sabia que seu nome era Gilmara, mas aceitei a proposta. Combinamos então um local para nos encontrar e irmos juntas para a reunião.
Chegando lá, estava acontecendo ao mesmo tempo uma reunião da JUFRA e uma da Mini Franciscanos. Gilmara me levou até a sala onde a mini estava reunida, me apresentou e foi para a reunião da JUFRA. Participei da reunião, e mesmo sem falar nada, por ser muito tímida, já tinha a certeza de que era aquilo que estava procurando, comecei a ir todos os sábados.
Estava se aproximando um evento anual que a fraternidade local realizava, e realiza até hoje, o qual chamamos de congresso, um evento organizado para 200 jovens, então coloquei o meu nome para ajudar durante o evento e aquilo para mim foi a maior realização pois me senti útil, já poderia dizer que era da JUFRA pois estava ajudando. O congresso tinha como tema: Jovem sereis testemunha do Espírito Santo. E foi isto que procurei ser durante estes 15 anos de JUFRA, sempre procurando dá testemunho de Cristo a exemplo de São Francisco de Assis, vivenciando a humildade, a simplicidade e a fraternidade.
Passei por momentos maravilhosos e também por momentos de dificuldades, de choros e desânimo. Porém aprendi que ser jufrista é aprender com as dificuldades, é respeitar a diversidade, é fazer a diferença e acima de tudo paixão por Cristo e paixão pela humanidade.

Valdenira Evangelista
Fraternidade Irmão Sol Irmão Lua - Campo Formoso/BA