Blog de Formação

Proposta de Encontro - Bíblia



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     12:25     


Ambiente: Tecidos no chão, flor e vela. É importante que todos tenham em mãos sua bíblia para este encontro e que escolham previamente uma citação para partilhar. Reservar também uma bíblia para exposição no ambiente. (Alguém entra com a Bíblia enquanto todos cantam.)

Canto: A Palavra de Deus vai chegando (Zé Vicente)

A Palavra de Deus vai chegando, vai, (bis)
1. É Jesus que hoje vem nos falar. (bis)
2. É Palavra de Deus aos pequenos. (bis)
3. É Palavra de libertação. (bis)
4. Como o sol a brilhar no horizonte. (bis)
5. É semente fecunda na terra. (bis)
6. É a experiência do povo. (bis)

Oração:
Meu Senhor e meu Pai!
Envia teu Santo Espírito para que eu compreenda e acolha tua Santa Palavra!
 Que eu Te conheça e Te faça conhecer,
 Te ame e Te faça amar,
 Te sirva e Te faça servir,
 Te louve e Te faça louvar por todas as criaturas.
 Faze, ó Pai, que pela leitura da palavra os pecadores se convertam,
 os justos perseverem na graça
 e todos consigamos a vida eterna.
 Amém.

A palavra Bíblia vem do grego bliblos  e significa livro. Daí o diminutivo biblion = livrinho, que no plural fica Bíblia. E em português: Bíblia, um livro formado por muitos livros.
A Bíblia está dividia em duas grandes partes: O Antigo Testamento (AT) ou Velho Testamento. E o Novo Testamento (NT). Essas partes correspondem às duas grandes etapas da história do Povo de Deus, a Antiga Aliança (antes de Jesus) e a Nova Aliança (a partir de Jesus).
A Bíblia se constitui de 79 livros de épocas e estilos diferentes, portanto é uma coletânea escrita por autores distintos e com diversos gêneros textuais.


 (A cada parte da bíblia apresentada os/as Jufristas deverão acompanhar manipulando sua Bíblia)


ANTIGO TESTAMENTO



O Antigo Testamento contém 46 livros e o Novo Testamento contém 27, somando 73 livros ao todo.
Os 5 primeiros livros do AT são chamados Pentateuco. Pentateuco é uma palavra grega que significa cinco livros. Esses 5 livros são também chamados de TORÁ, termo hebraico que significa lei, porque trás a Lei da Antiga Aliança.

PENTATEUCO:
Gênesis (Gn) – As Origens do mundo, do homem e da mulher , do pecado, do povo de Deus.
Êxodo (Ex)- A saída do povo hebreu do Egito.
Levítico (Lv)- Assim chamado por trazer as leis do culto e as obrigações dos sacerdotes e levitas.
Números (Nm)- Tem esse nome porque inicia com a contagem do Povo de Israel.
Deuteronômio (Dt)-Palavra do grego. Deutoros = segundo e Nômeno = Lei. Segunda lei, relata novamente a Lei da Aliança. Convida à conversão e fidelidade.

Livros HISTÓRICOS: São 16 livros que narram história do Povo e seus líderes como Josué, Juízes, Samuel, os Reis. Algumas edições da Bíblia reúnem os quatro livros de Samuel e Reis sob o único título de Livro dos Reis. Nessas Edições, o 1º e o 2º Livro das Crônicas são chamados: 1º e 2º Livro dos Paralipômenos.

Livros SAPIENCIAIS ou de SABEDORIA: São 7 livros onde se encontra a expressão da sabedoria e do sentimento do Povo em ditados, poesias, orações, cantos , etc.
Livros PROFÉTICOS: São 18 livros trazendo vida e mensagem dos profetas.
O AT foi escrito aos poucos por várias pessoas inspiradas por Deus. Eram histórias contadas de geração em geração, textos reelaborados várias vezes e em épocas diversas. Por isso a Bíblia pode contar o mesmo assunto de maneiras diferentes como é o caso da criação do homem e da mulher. Compare Gn 1,26-31 e Gn 2,7-25.
Naquela época se escrevia à mão com tinta e caneta em folhas de papiro que depois eram costuradas para formar rolos ou em pedaços de couro ou pergaminho que se juntava em forma de livro. O texto original era copiado muitas vezes. Só no século XV as Bíblias começaram a ser impressas e aí se introduziu a divisão em capítulos e versículos, que usamos até hoje.

A Bíblia foi o primeiro livro impresso.


NOVO TESTAMENTO

O Novo Testamento é dividido em cinco partes
EVANGELHOS: Mateus, Marcos, Lucas e João. Os Evangelhos relatam quatro narrativas diferentes, que se completam, do nascimento, vida, ministério, morte e ressurreição de Jesus Cristo. Busca mostrar que Jesus é o Messias prometido no AT.
HISTÓRIA: Livro de Atos. O livro de Atos registra as obras dos apóstolos de Jesus, o quais o próprio Jesus escolheu e enviou ao mundo para proclamar  a boa nova. Atos nos fala da gênese da igreja e do seu rápido crescimento no primeiro século DC.
ESPÍTOLAS PAULINAS: De Romanos até Filemom. São cartas escritas pelo apóstolo Paulo para igrejas específicas que ensinam a doutrina Cristã.
ESPÍTOLAS GERAIS: Hebreus a Judas. Complementam as Epístolas Paulinas com ensino e aplicação complementares.
PROFECIA: Livro do Apocalipse. Este livro profetiza os eventos que irão ocorrer no fim dos tempos.

Dinâmica: Telefone sem fio. O/a formador/a diz a frase: “A Bíblia é a palavra de Deus, Jesus Cristo é Nosso Senhor e de toda a Igreja.” E um por um vai passando a frase pra frente no ouvido de cada irmão. (É claro que ninguém vai conseguir transmitir fielmente a frase, mas ideia é exatamente esta).
Reflexão: A Bíblia é constituída de histórias transmitidas de geração em geração por pessoas de diversos lugares. É importante que se compreenda isso para um bom entendimento da Palavra de Deus. Será que era fácil pregar a Palavra sem a Bíblia? E se hoje a Bíblia é o livro mais vendido no mundo, por que ainda temos tantas dificuldades?

Praticando: Cada irmão e irmã partilhe sua citação bíblia lendo e comentando a mesma.
 Ação Concreta: Que tal assumir o compromisso de ler a Bíblia, ao menos um versículo todos os dias?
Canto: Palavra certa (Padre Zezinho)
Dá-me a palavra certa
Na hora certa 
E do jeito certo
E pra pessoa certa
Dá-me a cantiga certa
Na hora certa
E do jeito certo
E pra pessoa certa
Palavra é como pedra
Preciosa sim
Quem sabe o valor cuida bem do que diz
Palavra é como brasa
Queima até o fim
Quem sabe o que diz há de ser mais feliz
Dá-me a palavra certa
Na hora certa 
E do jeito certo
E pra pessoa certa
Dá-me a cantiga certa
Na hora certa
E do jeito certo
E pra pessoa certa
Palavra é como pedra
Preciosa sim
Quem sabe o valor cuida bem do que diz
Palavra é como brasa
Queima até o fim
Quem sabe o que diz vai levar a palavra


                                                                  Gleice Francisca Pereira da Silva
                                           Subsecretária Regional de Formação - Regional Sul 1


Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.