O Advento é um tempo especial onde a Igreja inicia o novo ano litúrgico. Significa “chegada” e é o tempo santo de preparação para o nascimento de Jesus Cristo, Natal do Senhor.
Numa reflexão muito profunda, o Padre José Luiz Majella Delgado (CSSR) apresenta o sentido desse tempo litúrgico: “O Advento invoca a vinda do Senhor por meio de seus profetas. É um período de quatro semanas, tempo de preparação para as festas do Natal e Epifania. Esses dias proporcionam à nossa oração e à nossa meditação um mundo rico em realidades, em mistérios, em modelos, em tipos, em pensamentos e em sugestões espirituais”. Nesse tempo destacam-se dois temas significativos na vida da Igreja e dos fiéis: o cristológico e o mariano.
No primeiro ponto, Jesus se apresenta ao mundo como referência primeira nas nossas experiências de vida, revelando-se através da fragilidade de um recém-nascido o grande projeto de Salvação da humanidade. É Deus que se humaniza, para divinizar o homem. Assim dispõe o evangelista: “E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade” (João 1:14).
Por sua vez, num segundo momento, a pessoa da Virgem Maria se apresenta de forma muito importante nesse projeto salvífico, dando uma tonalidade bastante especial para o Advento. A jovem e corajosa Maria de Nazaré se prepara na oração e no recolhimento para o grande mistério do nascimento do Salvador do mundo, o Messias esperado, pois estão próximos de se cumprir os dias em que haverá de dar a luz (Lucas 2:6). Ela concebeu Aquele que o povo esperava e espera com grande expectativa e alegria, pois assim o anjo lhes disse: “Não temais, porque eis aqui vos trago novas de grande alegria, que será para todo o povo:
Pois, na cidade de Davi, vos nasceu hoje o Salvador, que é Cristo, o Senhor” (Lucas 2:10-11).
A exemplo de Maria Santíssima, faz-se necessário preparar os corações para o nascimento do Menino Deus, acontecimento este que nos chama à conversão, nos convida a mudar de mentalidade e de atitudes e cada vez mais identificarmos com a proposta de vida que o Divino Mestre veio nos ensinar. Precisamos aproveitar esse tempo para guardar todas estas coisas no coração, como Maria assim o fez (Lucas 2:19). Infelizmente, nesse tempo somos tentados com o deslumbre do consumismo e do materialismo, dos enfeites natalinos, na compra de presentes, das grandes ceias e confraternizações, e acabamos por esquecer o essencial nesse tempo, que nada mais é que celebrar o Natal do Senhor.
Ora, o mundo tenta nos ludibriar com suas luzes de enfeite temporárias e figuras tradicionais que desvirtuam o verdadeiro sentido da vinda do Senhor. Não devemos esquecer - e o mais importante anunciar - que o Natal é uma celebração que nos transmite profundas verdades sobre a vida e que a luz verdadeira é eterna e está em nosso meio, o próprio Jesus Cristo é a luz da vida, quem o segue não andarás em trevas (João 8:12). Celebrar o Natal é descobrir na pequenez e na pobreza do presépio, a grandeza e a riqueza do amor divino. É perceber a lição de humildade que Cristo veio nos ensinar.
Ademais, celebrar o Natal também é comprometer-se com o projeto de salvação com coragem em defesa da vida, assim como foi a jornada da Virgem Maria no seu compromisso maternal de acolher o Filho de Deus, envolvendo-o em panos e deitando-o numa manjedoura, porque não tinha estalagem para eles (Lucas 2:7). Que nesse tempo propício, possamos também nós cuidar do Menino Deus acolhendo e lembrando aqueles que são os seus escolhidos: os excluídos e marginalizados da sociedade, privados de uma vida digna e com sede de justiça e paz, pois falta-lhes estalagem também. Que a nossa jornada franciscana pela paz não seja momentânea como as luzinhas que enfeitam nossas cidades, pois estas são temporárias, pois é preciso ser instrumentos de paz todos os dias do ano.

Sérgio Vicente Marcos
Subsecretário Regional de Formação NE A2 CE/PI



FONTE: A CATEQUESE CATÓLICA. Reflexões sobre o Advento do Senhor. Disponível em: www.catequisar.com.br/. Acesso em: 12 de dezembro de 2013.