"Pescar é importante, mas não podemos nos esquecer do barco!"

Agradecendo as atividades e refletindo o tema da Semana de Promoção Vocacional da JUFRA...

Longos dias e longas noites são necessários para que o barco da nossa vida vá sendo construído e ganhe forma. Porém, aquele impulso de querer colocar o barco em alto mar não poderia jamais superar o cuidado da construção. São formações, vivências e experiências que ao longo de algum tempo nos capacitam e nos preparam para para lançarmos o barco à prova, avançarmos para águas mais profundas e finalmente pescar. Um bom pescador, ao deixar a margem, leva consigo muita confiança nos bons e maus tempos, mas também toma todos os cuidados com seu barco, zela e entende que a pescaria começa ali.
                O tema da Semana de Promoção Vocacional – PROVOCAE – da nossa Juventude Franciscana, neste ano, nos convida a pescarmos, mas também nos alerta ao cuidado com o barco! Sim! Barco e redes são objetos centrais em nossa reflexão.
Por diversas vezes os evangelistas nos remetem ao barco e às redes. São situações vivenciadas e assumidas por Jesus Cristo, em sua missão diária, que nos inspiram a mergulhar nessa “magia” de Evangelizar. “Depois disso, Jesus foi para a outra margem do mar da Galileia, também chamado Tiberíades.” (Jo 6,1); “O Reino do Céu é ainda como uma rede lançada ao mar.” (Mt 13,47); “...Jesus convidou os discípulos a entrarem no barco e fossem na frente para a outra margem, enquanto ele despedia as multidões.” (Mt 14, 22).
Queremos convidar cada um de nossos jovens a lançar o seu barco e pescar. Há muitos barcos em nossa sociedade, mas barcos vazios, não só de peixes, mas de sentido, pois lhes falta desafiarem-se a se lançarem à pesca, com coragem e ousadia. Mas é preciso pescar, é preciso lançar as redes. Os novos tempos exigem de nós novas formas e novos meios para avançar ao profundo da existência humana, ao coração de cada um, a cada espaço onde podemos nos fazer agentes de evangelização. A necessidade é cada vez maior e o convite é cada vez menos aceito, como bem nos lembra a música de Pe. Zezinho: “Há um barco esquecido na praia, que não leva ninguém a pescar...
Não queremos deixar o grande barco da JUFRA do Brasil esquecido na praia, não é mesmo?!
Pois bem, o nosso barco nasceu há algumas décadas para navegar em alto mar, e assim aconteceu! Mas tudo isso só foi possível graças ao empenho de muitos em sua construção. Irmãos e irmãs que despertaram sua vocação, acolhendo o chamado para ir além; e à medida que o acolheram, deram verdadeiras respostas de testemunho e anúncio do Evangelho à sociedade de seu tempo.
O seguinte trecho da Exortação Apostólica Evangelii Gaudium do Papa Francisco nos aponta uma direção e nos enche de alegria: “As outras instituições eclesiais, comunidades de base e pequenas comunidades, movimentos e outras formas de associação são uma riqueza da Igreja que o Espírito suscita para evangelizar todos os ambientes e setores”. Aqui nos encaixamos! Somos a riqueza de que o Papa fala; não deixemos de acreditar em nosso ideal! Destemidos e conscientes de nossa vocação e missão, levemos cada jovem, de todas as margens e periferias, ao centro da existência humana. Assim, seremos construtores de uma nova sociedade, onde a Juventude quer viver.
Sabemos o quanto muitos de nossos irmãos e irmãs estão de esforçando, ao longo destes dias, em realizar em suas Fraternidades locais a Semana Vocacional! A todos vocês o nosso sincero agradecimento por todo o esforço realizado, através dos depoimentos, vídeos, postagens, mensagens,... Isso mostra o quanto entenderam o sentido de nossa Campanha e o quanto estão em sintonia com a JUFRA do Brasil!
E aos demais, que por algum motivo não se envolveram na Campanha, não desanimem, pois sempre é tempo de ir ao encontro de nossos irmãos e testemunhar nossa vocação e nosso carisma. Sempre é tempo de PROVOCAEEEEE!!!!
Assim sendo, queremos lembrar que um barco bem cuidado nos leva para águas mais profundas e garante uma chegada firme e feliz à outra margem! Cuidemos permanentemente de nós e de nossos irmãos. Assim, estaremos fortalecendo nossa vocação, nosso carisma, nossa missão, nossa Juventude Franciscana.

Viva a JUFRA! Viva a vida e a missão da Juventude Franciscana do Brasil!
  
Fraternalmente,

Washington Lima dos Santos, JUFRA
Secretário Nacional de Ação Evangelizadora

Frei Wellington Buarque, OFM
Assistente Espiritual Nacional da JUFRA