“Ler a Sagrada Escritura significa pedir o conselho de Cristo." São Francisco de Assis

Para nós, Cristãos e Franciscanos, a Bíblia tem fundamental importância, sobretudo o Evangelho, que nos mostra a vida e mensagem de Jesus Cristo. Tamanha é esta importância que São Francisco começa sua Regra de vida para a Ordem dos Frades Menores dizendo que a Regra é “observar o Santo Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo” e em todos os seus escritos e principalmente na sua vida fez questão de colocá-la em prática. Nós, jovens franciscanos, também somos chamados, a exemplo de São Francisco, a viver este Evangelho e inclusive é o que assumimos quando fazemos o compromisso de jufrista. O desafio é praticá-la nos dias de hoje.

Mas como iremos praticar se não conhecemos o Evangelho?
É comum nas reuniões das fraternidades da Jufra a leitura do Evangelho, o que é muito bom. Porém, temos que ter cuidado para não fazermos leituras de trechos isolados e soltos, criando dificuldades de entendimento para os que estão ouvindo, principalmente para os irmãos iniciantes, que não têm o costume e contato com a Bíblia, tornando este momento um pouco entediante ou até mesmo sem sentido.
“Por acaso vocês não sabem que erram por não conhecer as Escrituras, e nem o poder de Deus?” (Jesus Cristo)

E como resolver esta falta de conhecimento?
A criação de grupos de estudo bíblico ou até mesmo a iniciativa de estudar sozinho pode ser muito úteis. Existem diversos modelos de realizar um estudo, basta pesquisar e escolher um que se encaixe melhor ao tempo e  disponibilidade da fraternidade, pedindo auxilio de pessoas mais experientes (padres, frades, irmãos da OFS, etc.) para acompanhar e dar suporte ao que for necessário. No final deste texto, deixo uma sugestão de passo-a-passo de um estudo bíblico muito simples de entender e praticar, seja em fraternidade ou individualmente. Acredito que pode ser muito útil para o conhecimento e aprendizado das Escrituras Sagradas.

Como este conhecimento influenciou a vida de Francisco?
Não somente o Evangelho, mas toda a Bíblia teve influência na vida de São Francisco. Ao conhecer mais de perto sua vida, podemos perceber  influências do Antigo Testamento por exemplo em sua benção (Nm 6,22-27 ) e no símbolo do Tau (Ez 9,3-4). O Novo Testamento foi fonte de muita inspiração para Francisco, a exemplo de passagens como aquela em que Cristo fala como os discípulos deveriam ir pelo mundo, “sem túnicas, sem bastão, sem sandálias, sem provisões, sem dinheiro no bolso” (Lc 9,3) e que prontamente serviu de exemplo para os primeiros seguidores do santo. Também aquela em que Jesus diz aos que desejam segui-lo (Mt 19,21). Podemos lembrar ainda a importância da passagem “Então o Rei lhes responderá: ‘Eu garanto a vocês: todas as vezes que vocês fizeram isso a um dos meus irmãos menores, foi a mim que o fizeram” que foi fundamental na escolha do nome para a sua Ordem dos Frades Menores.
“Pregue o Evangelho todo o tempo, se necessário use palavras”
(São Francisco de Assis)

Nos dias de hoje como podemos cumprir o desafio de praticá-la?
O avanço das tecnologias de comunicação, principalmente a internet, nos proporciona uma vida cada dia mais dinâmica em diferentes meios e linguagens. Tantas novidades e atrações podem acabar distanciando o jovem de conhecer e ter interesse pela Bíblia. É importante aproveitar as tecnologias que temos à disposição para conhecer, propagar e praticar o que dizem as Sagradas Escrituras. Alguns exemplos:
Sites de Bíblias on-line, (nos quais pode ser feita pesquisa de capítulos ou palavras-chave); Aplicativos da Bíblia disponíveis para Android e IOs que funcionam (on e off-line, para ser visualizada mesmo sem sinal de internet). E páginas no Faceboock com versões da Bíblia para linguagem mais jovem e regional como na frase Bíblica modificada para a linguagem do nordeste: “Venham a mim todos os que estão só o bagaço, e eu os aliviarei”, são exemplos de conteúdos e ferramentas atuais que podem ser muito úteis.
Os jufristas também podem usar a linguagem da internet para espalhar e divulgar as Escrituras, como por exemplo: :D os que :’(  (que significa “felizes os que choram”) S2 ou <3 amor="">

Depois de conhecer e espalhar falta mais alguma coisa?
Sim, o principal, não adianta nada você conhecer toda a Bíblia, divulgar por toda a parte se não colocar em prática o que aprende com ela. Mas não é tão difícil quanto parece: você pode usar as mesmas redes sociais, por exemplo criando grupos no WhatsApp (ou Facebook) para ajudar alguém que precise ou que esteja passando alguma necessidade, etc. Enfim use sua criatividade através das artes, música, pintura, vídeo, rádio, TV, dança, teatro etc. O jovem sempre está disposto a fazer diferente, inovar, mudar... Assim como o jovem Francisco contagiou toda a juventude de seu tempo, você tem a oportunidade de contagiar outros jovens com a mensagem de Deus contida na Bíblia. E aí? Está pronto para encarar este desafio?


“Tome cuidado com a sua vida, talvez ela seja o único Evangelho que as pessoas leiam.” São Francisco de Assis

   



                                              Darlan Cardoso Barreto - Secretário Regional (Nordeste B3)