Estimados irmãos e irmãs, paz e bem!

A Juventude Franciscana do Brasil, através da Secretaria Nacional de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC), realiza a 5ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos. Neste ano, será trabalhado o tema: “Mobilidade Humana e Direitos”, com o lema: “Pelo direito de migrar. Pelo direito de não migrar”.

A mobilidade humana é um fenômeno bastante comum no nosso dia a dia. Em uma sociedade cada vez mais globalizada, a migração se torna uma dimensão essencial das questões sociais, econômicas, políticas e culturais do mundo atual. Ao aprofundarmos nesses aspectos veremos como são comuns as violações dos direitos das pessoas, da integridade e da dignidade humana, reflexos de uma cultura do “descartável”, individualista e de um sistema econômico desumano e injusto, em que o valor econômico sobressai ao valor da vida.

O direito de migrar se completa com o direito de não migrar, de exigir condições reais de vida na região ou no país onde a pessoa nasceu e possui suas raízes familiares e culturais. Devem ser criadas as condições para que a migração seja uma decisão voluntária e não imposta. Quantos de nós, jovens, tivemos que deixar nossos lares e famílias em busca de emprego, estudo e trabalho? Quais os impactos que isso gerou em nossas vidas?

Neste sentido, somos chamados a construir uma nova realidade, uma “Igreja sem fronteiras, mãe de todos”, propagando a cultura do acolhimento, da solidariedade, da paz e do bem, especialmente pelos mais vulneráveis e marginalizados. «A Igreja, peregrina sobre a terra e mãe de todos, tem por missão amar Jesus Cristo, adorá-Lo e amá-Lo, particularmente nos mais pobres e abandonados; e entre eles contam-se, sem dúvida, os migrantes e os refugiados, que procuram deixar para trás duras condições de vida e perigos de toda a espécie» (Igreja sem fronteiras, mãe de todos - Papa Francisco).

Assim, o Secretariado Nacional da JUFRA do Brasil convida todos os Jufristas e parceiros a participarem desta 5ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos. Os materiais necessários (cartilha, cartazes e gesto concreto) serão enviados a cada fraternidade. Além disso, os materiais extras serão disponibilizados no blog de DHJUPIC. Animem suas fraternidades e comunidades para trabalharmos em comunhão e vivenciarmos o Evangelho da alegria, da vida e da misericórdia. Que São Francisco e Santa Clara nos abençoem, nos deem força, fé e coragem para caminharmos na construção de uma sociedade mais justa e fraterna.


Secretariado Fraterno Nacional da JUFRA do Brasil