A Ordem Seráfica foi em todos os tempos lugar de santidade: esta é a razão de sua vitalidade espiritual que faz com que ela floresça. Seus filhos Santos, quer na primeira, segunda e terceira Ordem, pertencem a todas as classes sociais e de todos os povos.
Entre estes há mártires, médicos, padres, irmãos religiosos, leigos, virgens, santas mulheres ... Uma enorme multidão que se reuniu em torno do Poverello de Assis.
A Festa de Todos os Santos da Ordem Franciscana é comemorado neste dia, porque em 29 novembro de 1223, o papa Honório III confirmou solenemente a Regra de são Francisco, já verbalmente aprovada em 1209 pelo Papa Inocêncio III. A regra original é preservada entre as relíquias, na Basílica de São Francisco de Assis.
Na passagem para o Terceiro Milênio, a Ordem Franciscana contava com: Santos canonizados da primeira ordem, 110; Santas canonizadas da segunda ordem, 9; Santos e Santas canonizados da terceira ordem regular e secular, 53; Religiosos da primeira ordem beatificados, 161; Religiosas da segunda ordem beatificadas, 34; da terceira ordem regular e secular, 95 beatificados. Total de membros das ordens franciscanas canonizados e beatificados, no fim do milênio, 482.
E graças à vitalidade evangélica de Francisco, esta lista não para de crescer!

Aprendemos a preferir as coisas humildes


'Apologia pauperum' de São Boaventura.
(Cap. 3 , nn 8-10 -. Quaracchi , VIII , 246-247)

Nosso Salvador quando ele diz: 'Bem-aventurados os pobres em espírito' nos convida a perfeita renúncia das coisas temporais, então, quando ele diz: 'Bem-aventurados os mansos', exorta-nos a abnegação da vontade própria e da negação das atrações dos sentidos, nós tornar violento e descarado. Ele acrescentou: 'Bem-aventurados os que choram', nos encoraja a fugir para sempre os prazeres da carne, e, ainda, com as palavras: 'Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça' e 'Bem-aventurados os misericordiosos', quer a nossa alma aprende a resistência à direita, santo e dispostos da seguinte.
A estes acrescenta as bem-aventuranças: 'Bem-aventurados os puros de coração' e 'Bem-aventurados os que promovem a paz', o que nos chama mais elevada, a tomar medidas que dão clareza para a mente e trazer a paz ao coração, fazendo com que o sangue se torne compatível para a Jerusalém celeste, cujo nome significa 'visão de paz'. Finalmente, com as palavras: 'Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o reino dos céus' temos o círculo quase completo, de volta para o que havia dito no início: na verdade, esta bem-aventurança e estão resumidas a resumidos todos os outros.
Para confirmar isso, há o testemunho de Francisco, patriarca dos pobres, que no início da sua Regra propõe os três pilares da vida religiosa: 'A Regra dos Frades Menores é colocar em prática o Santo Evangelho de Jesus Cristo, vivendo em obediência, pobreza e castidade. E, em seguida, recomenda três outras coisas, de uma forma que complementar e suplementar o anterior: 'os frades devem desejar mais do que qualquer coisa para possuir o espírito do Senhor e de agir de acordo com a Sua santa vontade, que deve ser capaz de orar a Deus com um coração puro e possuir a humildade e a paciência nas aflições e doenças, o que deve ter um carinho especial por aqueles que nos perseguem, nos desprezam e nos insultam'.
Com esta admoestação, Francisco propõe em primeiro lugar a elevação de todo o ato em Deus, então recomenda a aceitação alegre de todas as tribulações e a caridade requintada e prática para com o próximo.
Foi algo digno de que Cristo, na visão seráfica, imprimisse seus estigmas, como um selo de autenticidade e de confirmação, carne santa deste pobre homem, que observou e ensinou na perfeição evangélica mais genuína, de modo que, na neblina perigosa dos últimos tempos, haja um sinal claro a iluminar o caminho da perfeição. Desde que, no entanto, nós aprendemos a não querer o que dá honra e prestígio, mas a preferir coisas humildes e escondidas.

Fonte: http://www.ofm.org.br/default.asp?notId=1775 em 26/11/15 às 18h08.