CORPUS CHRISTI



Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

A solenidade de Corpus Christi nos leva a refletir sobre a eucaristia, o seu valor e seu verdadeiro significado na vida dos cristãos. É tradição católica neste dia, algumas paróquias construírem artesanalmente tapetes temporários, enfeitar as ruas e celebrar juntos num único lugar. O povo de Deus se une em uma caminhada de fé, levando em procissão o Corpo de Cristo, suas histórias de vida, seus sofrimentos, sonhos e esperança de um mundo melhor.
As leituras nos recordam a partilha, o alimento corporal sendo colocado em comum, divido entre os irmãos com generosidade e carinho. Um cuidado especial que a mãe tem com os filhos, os cristãos aprenderam do próprio Jesus a ter com toda humanidade. Cristo nos ama com amor de mãe e na eucaristia se dá em alimento, partilhando seu projeto de amor.
Cristo, vendo seu povo desamparado e sedento por amor, muito mais do que por pão, tem misericórdia, nos pede: 'Dai-lhes vós mesmos de comer.' Assim como ele alimenta com pão seu povo, seus amigos, nós devemos alimentar este povo tão amado por Deus, com pão do amor.
Veja as palavras do Papa Francisco:

“Além da fome material o homem leva consigo outra fome, uma fome que não pode ser saciada com comida comum. É a fome de vida, fome de amor, fome de eternidade. O sinal do maná – como toda experiência do êxodo – continha em si também esta dimensão: era figura de uma comida que sacia esta fome mais profunda que existe no homem. Jesus nos dá este alimento, assim, é Ele mesmo o pão vivo que dá vida ao mundo. Seu Corpo é verdadeira comida sob a espécie de pão; seu Sangue é verdadeira bebida sob a espécie de vinho. Não é um simples alimento com o qual sacia nossos corpos, como o maná; o Corpo de Cristo é o pão dos últimos tempos, capaz de dar vida, e vida eterna, porque a substancia deste pão é Amor.”

Ao nosso redor, há uma infinidade de alimentos oferecidos pela sociedade, bons ou ruins, escravizadores ou que libertam. Nesta solenidade, busquemos ir ao encontro de Cristo, para ouvir suas palavras e observar sua vida, procurando discernir com qual alimento queremos nutrir nossas vidas e qual queremos ofertar aos filhos de Deus.

Maricélia Moraes Ribeiro

Secretária de Formação Regional Oeste