A bíblia relata em seus textos vários profetas que tem por finalidade transmitir as mensagens de Deus ao seu povo e anunciar o reino do nosso Senhor. Um dos grandes profetas citados no evangelho é João Batista; este, mencionado nos quatros evangelhos, foi um profeta que se destacou muito na sociedade judaica pelas suas pregações e por batizar as pessoas nas águas do Rio Jordão. 
Para fazemos um rápido resumo da missão de João Batistas descrita na bíblia, podemos ler no capítulo 1 do evangelho de são João, no versículo 6 e 7, onde está descrito que “houve um homem enviado de Deus, cujo nome era João. Este veio para testemunho, para que testificasse da luz, para que todos cressem por ele”. O versículo 23 descreve João Batista como “a voz do que clama no deserto: Endireitai o caminho do Senhor, como disse o profeta Isaías.” No seu interrogatório aos fariseus (versículo 26) João fala que ele batiza com água; mas no meio de vós está um a quem vós não conheceis e no versículo 29 ao ver Jesus diz: “Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo”.
Outro evangelho que traz alguns detalhes sobre são João Batista é o de Lucas, na qual traz informações sobre sua família. O evangelista relata que Maria foi visitar sua prima Izabel no sexto mês de gestação, como a última era considerada estéril, Deus teve misericórdia dela e de seu marido Zacarias tando a eles um filho; o nome João no hebraico significa Deus tem piedade ou misericórdia.
Dom Fernando Mason, escrevendo para o site Catequisar, comenta que:
João Batista nos convida a mudarmos de vida, a direcioná-la conforme os valores do Reino de Deus: “Quem tem duas túnicas, dê uma ao que não tem; e o que tem que comer, faça o mesmo.” (Lc 3, 11) A salvação divina se concretiza na medida em que o Reino de Deus se realiza: na vivência da fraternidade, na prática da justiça, na defesa da vida, na promoção da dignidade humana, no resgate dos direitos dos pobres e excluídos.Por isso a mensagem de São João Batista se faz atual e contundente. Ela convida todos a se empenharem na construção de uma nova sociedade, sem violência, sem miséria, uma sociedade que ofereça condições de vida digna para todos. Pois, como proclama Zacarias em seu canto, João veio ao mundo “para dar ao povo o conhecimento da salvação, para alumiar os que jazem nas trevas e na sombra da morte, para dirigir nossos pés no caminho da paz.” (Lc 1, 77-79)
Outra informação dada por aquele aludido autor nos dar ao escrever para o site mencionada é que há duas solenidades litúrgicas para são João Batista. No dia 24 de junho celebra-se o seu nascimento e 29 de agosto seu martírio.
Relacionado ao nascimento de são João Batista, os sites da Folha de São Paulo e o Revista de História  informam que Maria residia do lado oposto de um vale onde localizava-se a moradia de Isabel sua prima e assim que última deu a luz foi comunicada através de uma fogueira acessa ao lado de um mastro com flores.
São João foi a misericórdia de Deus com seus pais que se mostraram fiéis ao projeto do Altíssimo, anunciou e mostrou o Cordeiro de Deus a sociedade, além de orientar várias pessoas para o caminho da luz e da verdade que é o nosso Senhor Jesus Cristo. Que possamos ascender as nossas fogueiras nos nossos corações para cheios de alegria e amor testemunhar Jesus!
Getúlio Martins – Formador Regional NE A1 MA

Referências
http://www.catequisar.com.br/texto/materia/bispo/86.htm
http://www.revistadehistoria.com
http://www1.folha.uol.com.br/folhinha/2013/06/1300473-hoje-e-dia-de-sao-joao-saiba-por-que-a-data-e-comemorada.shtml