A DEVOÇÃO FRANCISCANA A MARIA


           
         Devoção segundo o dicionário online Português conceitua-se como: “expressão de adoração a Deus e aos santos através de práticas religiosas” estendidas em “Afeição; dedicação, amor ou afeto”. Nós franciscanos não tivemos melhor modelo de adorador Mariano que não fosse São Francisco de Assis, ele assim como Jesus aos discípulos deixou-nos por protetora e advogada Maria, ensinando-nos que para nós essa devoção não é facultada mais tem que se tornar um projeto de vida.
            Projeto de vida que foi instaurado desde o dia da anunciação na qual Deus escolheu por mãe do salvador e mãe nossa Maria, ela com toda sua pequenez e mesmo sem saber o que estava por vir, aceitou o plano de Deus fazendo dele seu maior projeto de vida, pois a partir daquele dia se cumpria nela as promessas de Deus para a humanidade.
            Maria deve ser venerada pela humanidade por incondicional disponibilidade diz o artigo nono da regra da Ordem Franciscana Secular e nós Franciscanos testemunhemos a ela nosso ardente amor por essa mesma incondicionalidade, também pela prática de uma oração confiante e consciente que ela mantinha para disso imita-la.
            Francisco vivente de sua própria regra deixou-nos esta oração em honra a Nossa Senhora, nesta linda oração Francisco nos ensina a louvar a Mãe de Jesus e atribui a suas virtudes a conversão dos fiéis, nos ensina a recorrer a ela como advogada, tornando-o assim como exímio exemplo de devoto à Maria:

“Salve ó Senhora Santa, Rainha Santíssima,
Mãe de Deus, ó Maria, que sois Virgem feita Igreja,
eleita pelo Santíssimo Pai celestial,
que vos consagrou por seu Santíssimo e
dileto Filho e o Espírito Santo Paráclito.
Em vós residiu e reside toda plenitude da graça e todo o bem.
Salve, ó palácio do Senhor!
Salve, ó Tabernáculo do Senhor!
Salve, ó morada do Senhor!
Salve, ó manto do Senhor!
Salve, ó serva do Senhor!
Salve, ó Mãe do Senhor!
E salve vós todas, ó derramadas virtudes santas,
pela graça e iluminação do Espírito Santo,
nos corações dos Fiéis, transformando-os de infiéis,
fiéis servos de Deus!
Amém”
               
                                              

                                  Duda Sousa - Secretária de Formação Regional - Norte 2(PA Leste)

  Fontes consultadas:

Beckhauser, Alberto. A espiritualidade do franciscano secular: exemplo e proposta de Francisco de Assis. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.