Blog de Formação

DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE: O PROTAGONISMO DA JUVENTUDE NO CUIDADO DA NOSSA CASA COMUM



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     17:21     
Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ainda neste mês, também comemoramos o segundo aniversário da Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco. Para nós, franciscanos e franciscanas, a temática socioambiental está na raiz de nosso carisma. São Francisco, há mais de 800 anos, vivia e pregava uma relação de irmandade e respeito com todas as criaturas, sem dominação e ambição, em uma realidade que a sociedade não oferecia impactos graves na terra.

Diferente daquela época, vivemos atualmente uma crise socioambiental drástica, que afeta todas as criaturas, as populações mais pobres e as gerações futuras. Crises hídricas, extinções em massa, mudanças climáticas, secas, pobreza extrema, são apenas alguns exemplos de uma crise sistêmica e integrada que se tornou global e nos exige grandes mudanças no âmbito social, político e econômico.

Diante dessa realidade crítica, algumas vezes nos encontramos sem esperança e incapazes de sermos agentes das mudanças urgentes e necessárias no mundo. Assim, na busca de “globalizarmos a esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres”,
durante esta semana vamos compartilhar diferentes histórias e ações de nossos irmãos e irmãs jufristas que se comprometem na defesa da nossa casa comum.

Iniciaremos amanhã com o relato de Hannah Jook Otaviano, Secretária Fraterna local da Jufra Aliança de Assis (Fortaleza/CE) e Secretária de Formação do Regional CEPI/ Nordeste A2. Hannah participou do Projeto Amazônia e compartilha conosco um pouco mais das suas inquietações brotadas a partir dessa experiência. Tendo em vista que a degradação da Amazônia não se trata somente da questão ambiental, como também a vida das pessoas que dependem exclusivamente da floresta e dos rios ara sobreviverem.

Que essas histórias sirvam para nos renovar e nos inspirar a vivermos o nosso carisma em sua essência na defesa da nossa casa comum em todas as suas dimensões.

Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: