Hoje, 5 de junho, é comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. Ainda neste mês, também comemoramos o segundo aniversário da Encíclica Laudato Si’ do Papa Francisco. Para nós, franciscanos e franciscanas, a temática socioambiental está na raiz de nosso carisma. São Francisco, há mais de 800 anos, vivia e pregava uma relação de irmandade e respeito com todas as criaturas, sem dominação e ambição, em uma realidade que a sociedade não oferecia impactos graves na terra.

Diferente daquela época, vivemos atualmente uma crise socioambiental drástica, que afeta todas as criaturas, as populações mais pobres e as gerações futuras. Crises hídricas, extinções em massa, mudanças climáticas, secas, pobreza extrema, são apenas alguns exemplos de uma crise sistêmica e integrada que se tornou global e nos exige grandes mudanças no âmbito social, político e econômico.

Diante dessa realidade crítica, algumas vezes nos encontramos sem esperança e incapazes de sermos agentes das mudanças urgentes e necessárias no mundo. Assim, na busca de “globalizarmos a esperança, que nasce dos povos e cresce entre os pobres”,
durante esta semana vamos compartilhar diferentes histórias e ações de nossos irmãos e irmãs jufristas que se comprometem na defesa da nossa casa comum.

Iniciaremos amanhã com o relato de Hannah Jook Otaviano, Secretária Fraterna local da Jufra Aliança de Assis (Fortaleza/CE) e Secretária de Formação do Regional CEPI/ Nordeste A2. Hannah participou do Projeto Amazônia e compartilha conosco um pouco mais das suas inquietações brotadas a partir dessa experiência. Tendo em vista que a degradação da Amazônia não se trata somente da questão ambiental, como também a vida das pessoas que dependem exclusivamente da floresta e dos rios ara sobreviverem.

Que essas histórias sirvam para nos renovar e nos inspirar a vivermos o nosso carisma em sua essência na defesa da nossa casa comum em todas as suas dimensões.