Santa Clara de Assis é a mulher responsável pela fundação do ramo feminino da Ordem Franciscana, as Clarissa. Bem, mas você não até aqui hoje para saber (mais uma vez) sobre a história de Santa Clara, ou até mesmo sobre seus inúmeros milagres, talvez você tenha vindo somente para ler algo a respeito da festa dela, dia 11 de Agosto, mas hoje será algo diferente.
A festividade de Santa Clara vem para nos lembrar não somente grandes feitos de alguém com uma conduta exemplar (como a maioria das festividades santas), vem para nos mostrar que todo nosso sacrifício, todo nosso sofrimento, todas as nossas “perdas” em prol de Cristo, são ganhos.
O tempo no qual vivemos vem sendo árduo e sofrido tanto financeiramente como religiosamente, mas lembre-se, para ela também foi difícil. Diferentes tempos, mesmas dificuldades, deixar sua vida, sua família, seus bens, tudo para trás em prol de algo intangível, inexplicável como o amor de Deus, é algo muito bonito de se ouvir, mas de se fazer já são outros quinhentos.
Neste dia 11 de Agosto, Santa Clara vem nos lembrar que “Se olhares para Deus, o que tanto te preocupa vai parecer insignificante”, seja aquele emprego que você tanto almeja, seja sair finalmente da casa dos seus pais, seja seus estudos, se manter fiel ao seu relacionamento, seja qual for a sua dificuldade sempre tendo Deus ao seu lado, ela será efêmera, será pífia, afinal de contas podemos tudo, com aquele que nos fortalece.
Sejamos mais como Santa Clara, contemplativos a todo momento com os mistérios divinos, mas ao mesmo tempo sempre fortes e corajosos para encarar todas as adversidades de frente, mostrando que nossa fé é maior, que nosso Deus é maior.
Almiro Neves Júnior
Secretário Local de Finanças
Fraternidade Luz de Assis - Eunápolis – Bahia
Regional NE B4 (Bahia Sul)