"Jovens discípulos-missionários"

O jovem em sua vida cristã, pelo batismo é convidado a ser missionário, a impulsionar esta missão com sua força e vigor. Essa ação começa no discipulado, no estar disponível para Deus e para os irmãos, no estar pronto e disposto a se colocar no meio da comunidade e ser protagonista, o agente da missão. Quem melhor para evangelizar a juventude? Quem melhor para assumir essa tarefa do que um outro jovem? A falar de um cristo em sua língua, de um evangelho que modifica, transforma e traz a retidão a quem os segue do que o próprio jovem?
Discipulado e missão não é coisa de velho e de quem fica dentro das igrejas, mas sim, de quem sai das paredes dos templos e vão pelo mundo e onde forem a gritar o amor de Deus aos irmãos, a falar com suas palavras e principalmente com seus atos e sua vida o evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo. Jovens evangelizando outros jovens, com suas roupas e jeitos de ser jovens. Muito mais que mudanças externas nos é exigido mudanças interiores, pra isso é necessário que busquemos um encontro verdadeiro e piedoso de nossa pessoalidade, de nossa intimidade com o cristo do povo, das parábolas e ensinamentos simples e sem complicações verbais ou coloquiais, sem as formalidades do mundo que nos cerca, mas principalmente com o amor abandonado na cruz, um amor que se tornou vitima expiatória por nossos pecados, pois é a partir da loucura da cruz (1 Coríntios 1:18) que começa a nossa missão. Olhar para o Cristo como Francisco aos pés do crucificado de São Damião e entender nele a necessidade do reconstruir a igreja.
Jovens discípulos-missionários evangelizando e reconstruindo, hoje, a nossa Igreja. Isso só será possível sobre a iluminação do evangelho, tomando nossa cruz diariamente, renunciando a nós mesmos e seguindo os passos do mestre (Mt 16,24). Nos cabe em nossa juventude fazer outros discípulos e outros missionários. Juventude discípula e missionaria que revoluciona através da palavra de Deus tocando nos corações de outros jovens e diante de nosso laicato possamos todos ser o ator principal da cena da nova evangelização da promoção e cultura humana-cristã. Sejamos “Sentinelas do Amanhã! ” (S. João Paulo II). O jovem de hoje é a igreja do amanhã. Sentinelas em missão de evangelizar todas as pessoas, mas em especial a outros jovens. O jovem tem por seu batismo a missão profética do anuncio da boa nova em Cristo Jesus (Mc 16,15). “Cada cristão, por seu batismo, é responsável pela construção da Igreja, para que ela seja um espelho do amor de Deus no mundo e no sinal do Reino“ (Estudos da CNBB n.93,69).
Jovens discípulos-missionários, dinâmicos em seu ambiente de convívio, espontâneos movidos a seguir os passos de Jesus e motivadores de outros jovens. Impelidos a buscar a concretização do grande amor da cruz, inspiradores da bondade que bate pulsante no coração de cada um. Enquanto agentes atuantes da missão somos também co-responsaveis pela defesa da vida e de nossa casa comum.
Juventude discípula-missionária, ativa, que leva no peito o ardor do fogo do Espirito e transforma o meio que vive. 

José Carlos
Psicanalista
Secretário Fraterno Local– Fraternidade Crescendo com Francisco (Guarabira/PB)

Secretário regional de Ação Evangelizadora e DHJUPIC - Regional NE A3 PB/RN