Blog de Formação

SECRETARIA DE FORMAÇÃO LANÇA PROPOSTA DE ENCONTRO - JUVENTUDE, FÉ E POLÍTICA



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     14:17     



Meus queridos irmãos e irmãs Jufristas, eis que vos apresento esse simples subsídio para um melhor enriquecimento acerca do tema: “Juventude, Fé e Política”. Esse material está dividido em seis momentos (1. Espiritualidade Franciscana, 2. Reflexão, 3. Debate, 4. Plenária, 5. Gesto Concreto e 6. Motivação Final).
Esse material não foi preparado para tratar-se sobre política partidária ou de ideologia política específica, mas  de um tema que é  fundamental a nossa vida de jovens de fé, e que se preocupam com o “bem-comum, com a Boa Política”, como nos aconselha a viver o Papa Francisco. Caberá a cada um e cada uma de vocês perceber que aqui o exercício a fazer, pelo método Ver-Julgar-Agir, será à Luz da Palavra de Deus (encontrado no final do momento de Espiritualidade Franciscana) e de textos/entrevistas com o Papa Francisco e Zygmunt Bauman (no momento de Reflexão).
Queridos/as Jufristas, desejo, com todo carinho, que vocês possam reunirem-se, primeiramente, em nome de Cristo, esse Deus que a princípio quis e se fez um de nós, se fez um ser humano por amor! Isso nos confirma nossa teologia franciscana.
E hoje queremos, à Luz da palavra de Deus, de modo particular nos gestos e atitudes de Jesus Cristo, como também do Magistério da Igreja, das reflexões sociológicas-filosóficas, e a exemplo de tantos homens e mulheres, de ontem e de hoje, alimentar nossos conhecimentos para que possamos, juntos, “LUTAR e CRER” num mundo melhor, num Brasil melhor, numa sociedade melhor, mais democrática e mais honesta. Para isso, precisamos, antes, “arrancar” de dentro do nosso ser, depois das nossas casas e famílias, dos nossos bairros, das nossas escolas e faculdades, dos nossos trabalhos e onde quer que estejamos, arranquemos a “Cultura da Desonestidade” que assola nosso País! Só assim poderemos falar, refletir, discutir, vivenciar e celebrar o que aqui foi preparado.
Somos cristãos/ãs, irmãos/ãs de Jesus Cristo, Daquele que o próprio Evangelho mostra: um homem inserido no meio do povo mais sofrido, daqueles doentes, oprimidos, excluídos da sociedade, dos ignorantes das letras, dos que sofriam preconceitos... Diríamos, hoje, que Cristo seria um homem preocupado pela causa das Políticas Públicas.
Neste binômio, “Fé e Política”, gostaríamos que você, Jufrista, colabore na contínua construção do Reino de Deus através de um consciente dever de cidadão jovem eleitor, jovem comprometido pela causa da vida, da justiça, da solidariedade, da fé e política, e das políticas públicas. Por último, lembrem-se, as eleições estão prestes a acontecer, e os políticos estão prontos a baterem nas nossas portas! Aproveitemos o máximo deste encontro e ao longo do ano para nos prepararmos melhor na escolha dos nossos candidatos, e para nós cristãos, jovens e franciscanos, eis um simples material que quer nos ajudar nesta tarefa.
A todos e todas, saúdo com grande abraço desejando PAZ e BEM, e um ótimo encontro!

Frei Suelton Costa de Oliveira, OFM
FONTES

Imagens: Google imagens
Espiritualidade: franciscanos.org.br (Orações franciscanas)
                             lounge.obviousmag.org (“Ladainha”)
                             liturgiadiaria.cnbb.org.br (Evangelho)
Motivação Final:  Adaptação da “alegria do evangelho” (Oração Para Boa Política)
                                Livro dos números 6, 24-26 (Benção de São Francisco)
Cânticos: www.letras.mus.br


Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.

Nenhum comentário: