Queridos irmãos e irmãs,

É com imensa gratidão e profunda alegria que lançamos o novo Livro da Etapa de Formação Base da Jufra do Brasil. O famoso livro da FBJ saiu!
A Jufra do Brasil nesses últimos anos deu grandes passos na busca de acompanhar o ritmo de tantas mudanças que estamos vivendo. Tivemos momentos ímpares e inesquecíveis na caminhada ao longo desse período. Quanta coisa mudou, como nosso olhar está cada vez mais aberto e os nossos passos estão cada vez mais firmes!
           Em 2014, com o IV Congresso Nacional Extraordinário em Mogi Mirim/SP, tivemos a concretização do nosso sonho de reformular as Diretrizes de Formação. Em seguida, era a hora de reformular todo o material formativo referente a cada uma das etapas, tudo de acordo com as Novas Diretrizes recém-lançadas.
Construído a muitas mãos, enriquecido de tamanho amor e cuidado pela Equipe de Formação(2013-2016), o livro da Etapa de Formação Inicial (EFI) foi lançado em fevereiro de 2016, no XVI CORJUFRA, sendo adotado oficialmente como material para essa etapa.
                Agora concluímos outro passo neste processo. Esse livro chega até nossas fraternidades locais como fruto de uma abençoada construção, alicerçada no amor, paciência, cuidado e dedicação. As dezenas de irmãos/ãs que partilharam seus conhecimentos e experiências são os/as mais diversos/as. Conseguimos ampliar nosso horizonte e trazer muita gente boa até aqui. A Família Franciscana de todos os ramos participaram; irmãos/ãs leigos/as e religiosos dos diversos carismas da nossa Igreja, e avançamos mais, contamos com a preciosa colaboração de uma irmã de outra denominação religiosa cristã. Esses diversos olhares, experiências e conhecimentos na busca de um único objetivo: “Aprofundar a vivência franciscana do(a) jufrista, levando-o(a) a uma experiência de vida fraterna, criando condições para que viva o Evangelho no contexto da realidade atual, buscando a transformação de si mesmo(a) e da sociedade à luz do carisma franciscano.” (Diretrizes de Formação da Jufra do Brasil)
            As propostas de encontro estão organizadas seguindo a mesma metodologia do livro da EFI,  Ver - Iluminar - Agir – Celebrar. Nesse intuito desejamos que os/as jufristas espalhados pelo nosso imenso Brasil consigam
“Ver com olhar de Deus, Julgar segundo discernimento do Espírito e Agir segundo o exemplo de Jesus.” (Paulo Suess)
            Parafraseando o que disse frei Francisco, em sua carta ao querido frei Antônio: "Fico feliz que ensineis as coisas de Deus a estes jovens, cuide porém, que a formação não acabe com o espírito de oração e devoção." Que este instrumento de formação, não seja fim, mas ferramenta de oração, e sobretudo de transformação de consciência cristã, humana e de nossa identidade franciscana. Que nos leve a rezar, e a construir o amor, "ao redor do qual nos propomos a construir com entusiasmo um mundo mais humano, onde haja fraternidade, justiça e paz."(Manifesto da Juventude Franciscana)
Realizamos mais um sonho, graças a disponibilidade em servir de tantos/as irmãos/ãs. Redação, Equipes de Revisão, Correção Ortográfica, Diagramação, nossos agradecimentos. Que Santa Rosa de Viterbo, interceda por cada um/uma junto a Deus. E aos pés de Nossa Senhora Aparecida, colocamos este livro e todos os envolvidos, para que amparados por sua proteção de mãe, e por seu impulso, tal qual nas bodas de Caná, saibamos reconhecer que é chegada a nossa hora de colocar os pés no chão, a mão na massa e o nosso espírito em Jesus Cristo.
A todos uma boa leitura, uma boa formação. Deus abençoe a todos nós.

Abraço Fraterno,

Juliana Caroline Gonçalves Almeida
Secretária Nacional de Formação (2016-2019)