Algumas coisas para refletirmos em Corpus Christi... Eucaristia: Pão em Todas as Mesas

“A Eucaristia é o lugar privilegiado do encontro do discípulo com Jesus Cristo. Com este Sacramento, Jesus nos atrai para si e nos faz entrar em seu dinamismo em relação a Deus e ao próximo. Há um estreito vínculo entre as três dimensões da vocação cristã: crer, celebrar e viver o mistério de Jesus Cristo, de tal modo que a existência cristã adquira verdadeiramente uma forma eucarística”. (Documento de Aparecida, nº 251).

Celebrando este sacramento na comunidade, os cristãos (...) prefiguram a esperança utópica do Reino de Deus, que manifesta nos sinais já presentes na generosidade, na partilha e na solidariedade com os mais fracos. Esta é a dinâmica que dá sentido e conteúdo à Eucaristia, pois se ela não for precedida do serviço concreto (lava-pés) aos pobres e sofredores, ela torna-se vazia e inútil. Aliás, é este serviço, segundo João Paulo II, que dá autenticidade à eucaristia: “Penso no drama da fome que atormenta centenas de milhões de seres humanos, penso nas doenças que flagelam os países em vias de desenvolvimento, na solidão dos idosos, nas dificuldades dos desempregados, nas desgraças dos imigrantes. Trata-se de males que afligem, embora em medida diversa, também as regiões mais opulentas. Não podemos iludir-nos: do amor mútuo e, em particular, da solicitude por quem passa necessidade, seremos reconhecidos como verdadeiros discípulos de Cristo. Com base neste critério, será comprovada a autenticidade das nossas celebrações eucarísticas”. (João Paulo II)

Fonte: CNBB / A Missão da Pastoral Social: Comissão Episcopal para o Serviço da Caridade, da Justiça e da Paz. Brasília, Edições CNBB. 2008.

Dom Hélder Câmara, quando Arcebispo de Olinda e Recife, recebeu um dia um grupo de fiéis, que, chorando muito, lhe contaram que eles haviam encontrado as hóstias consagradas atiradas na lama. “Que sacrilégio! Que pecado grave”! E lhe pediram para celebrar uma missa em reparação. É claro que ele aceitou, mas durante a missa, lhes disse: “Meus irmãos, como nós somos cegos! A descoberta das hóstias consagradas vos transformou. Mas o Cristo na lama, no meio de vós, é um fenômeno de todos os dias. Nós reencontramos Jesus Cristo diariamente nos Cortiços subumanos”!

“Realmente presente na Eucaristia, o Cristo conhece uma outra presença real na miséria humana.” (Cahiers Saint Dominique).

*São João Crisóstomo sobre Eucaristia...:

“Queres honrar o Corpo do Senhor? Aquele que disse: ‘Isto é o meu corpo’, disse também: ‘Vistes-me com fome e não me destes de comer. O que não fizestes a um dos mais pequenos, foi a mim que o recusastes!’ Honra portanto a Cristo partilhando os teus bens com os pobres.”

“Tu vais participar da eucaristia? Então, não humilhes teu irmão. Não desprezes o faminto... Quê? Tu fazes memória de Cristo e desprezas o pobre? Tu não ficas horrorizado? Bebeste o Sangue do Senhor e não reconheces teu irmão? Ainda que o tenhas desconhecido antes, deves reconhecê-lo nesta mesa... Tu, que recebeste o pão da vida, não faças obra de morte”.

“Tu, que revestes tua cama de prata e de ouro o teu cavalo, se te pedirem conta e explicações de tanta riqueza, que razão alegarás? Quando tu já estiverdes morto, as pessoas que passarem diante de teu palácio, vendo o tamanho e o luxo, dirão ao seu vizinho: 'ao preço de quantas lágrimas foi edificado este palácio? De quantos órfãos deixados nus? De quantas viúvas injustiçadas? De quantos operários espoliados de seu salário?' Sim, nem morto escaparás das acusações”.

“A ajuda aos pobres é mais importante que o jejum e a virgindade, pois abraça o povo de Jesus Cristo”

“Qual proveito pode ter Jesus, se o seu altar está coberto de vasos de ouro, enquanto ele próprio morre de fome nas pessoas dos pobres?”

Reflexões: Emanuelson Matias de Lima,
Subsecretário Nacional de DHJUPIC da JUFRA do Brasil