AMBIENTAÇÃO
                    
Sugere-se preparar o local com antecedência, um ambiente acolhedor com a Bíblia, a Imagem da Sagrada Família, vela, o Crucifixo de São Damião e fotos de famílias. Sugerimos que este encontro seja realizado nas casas dos irmãos da fraternidade, para que nos ajude na reflexão sobre os desafios enfrentados pelas nossas famílias.

ACOLHIDA

Amados irmãos e irmãs Paz e Bem! Sejam todos bem vindos a este encontro de fraternidade. Hoje somos convidados a refletir sobre o tema: “Sagrada Família: A Família de Jesus e a Nossa.” Queremos compreender que o Deus Criador se manifesta em nossas famílias, nas suas diversas configurações, nos mais variados aspectos de Pai misericordioso. Peçamos a ele que nos conduza neste encontro não somente de família “lar” mais também de família de filhos de Deus.

ORAÇÃO INICIAL

Iniciar fazendo a Oração Pai Nosso seguido de três Ave Marias
Canto: Arquitetura Divina disponível em:
Em seguida concluir com a Oração:

Deus e Pai Nosso, nós vos pedimos que infunda em nossas famílias a coragem de amarmos uns aos outros com a mesma fidelidade que seu filho Jesus nos amou. E que a exemplo da Sagrada Família e sob o auxílio e proteção dos Nossos Pais Seráficos São Francisco e Santa Clara de Assis sejamos Santuário de amor e Paz, especialmente para as famílias mais atribuladas de nossa sociedade. Que haja comunhão de amor e justiça para todos, assim nós vos pedimos pela intercessão de Maria aquela que nos amou desde o princípio. Amém!

DINAMIZANDO O TEMA
Indicamos a realização da dinâmica abaixo, mas caso a fraternidade conheça outra que seja conveniente com o tema proposto pode aplicar.
Teia da Família
Objetivo: apresentar aos participantes de uma forma lúdica e mostrar a todos nós que estamos inseridos em uma rede de relações.
Materiais: barbante e tesoura.
Desenvolvimento:
1- em círculo, peça para cada pessoa que se apresente falando qual o significado da “Família” e qual a relação entre sua Família e a Sagrada Família. Ao terminar jogar o barbante para uma pessoa a sua escolha.
2- antes de jogar é melhor desenrolar o barbante para não criar dificuldade no movimento.
3- depois que todos jogarem, peça para observarem o desenho formado, refletindo no que podemos pensar a respeito. Exemplos: o Valor da Família, como a ação de um reflete no outro, como está a relação nossa como Jovens “Jufrista” nas nossas famílias.

LEITURA BÍBLICA

Hebreus 12, 7-10
Carta de São Paulo aos Colossenses  3, 12-21

Após a leitura bíblica propor aos irmãos reflexão diante de algumas perguntas:
1- quais são os obstáculos atuais para a vivência do discipulado familiar?
2- por que a família princípio de Deus, é tão importante para a sociedade?
3- em sua comunidade existe algum apoio para as famílias que vivem sob conflitos de vícios?
4- quais os valores que cultivamos em nossas famílias?
5- estou consciente de ser fermento para a vida social da minha família?

Leitura complementar
Eclo 3, 3-7.14-17a


Encerrar com o texto a baixo
Canto: Oração da Família(Padre Zezinho) disponível em:

ORAÇÃO FINAL

Oração de Santa Clara às Famílias.
Querida Santa Clara, que fostes motivo de alegria e orgulho, santa para os vossos pais e irmãs, que soubestes lhes retribuir o amor e a dedicação com que vos cercamos desde o berço, eu vos consagro minha família e todos que comigo convivem. Bem vedes, querida Santa Clara, como são difíceis os tempos em que vivemos, quando o amor e a fidelidade familiar se tornam quase impossíveis. Sei, contudo, que a Deus nada é impossível e que com fé e confiança, tudo se alcança. Por isso, imploro confiante: visitai nosso lar, permanecei conosco e, já que sois mais clara que vosso próprio nome, clareai nossa mente e nosso coração, para que possamos permanecer unidos entre nós e, sobretudo, permanecer fieis a Deus. Amém!


A Igreja através do Papa Francisco tem se preocupado com a importância da família, devido os grandes conflitos do mundo atual. Família não são conflitos disse o Papa em sua viagem à Cuba (set\2015) “São a maior herança que podemos deixar ao mundo”. A palavra de Deus Nos ajuda a entender a “Família” a partir da maternidade de Maria e na missão assumida por ela na criação e educação do filho de Deus. Desde o início mesmo sem experiência e maturidade, mas convicta ao chamado e presente de Deus ela junto a seu esposo José protagonizaram o modelo de Família constituído pelo filho de Deus. Uma família que enfrentou muitos desafios na fuga para o Egito por causa da morte do seu filho na Cruz. Podemos observar que Maria se mantem fiel e perseverante na fé e na oração. Contudo, podemos deixar-nos inspirar pelo ícone da visita de Maria a sua prima Isabel (Lc,39 -56). “Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, o menino saltou de alegria no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espirito Santo. Então, erguendo a voz exclamou: Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre”.
 Este acontecimento nos mostra a necessidade do “diálogo” na família, pois após a saudação de Maria, João o precursor de Jesus já consegue reconhecer a presença do Salvador. Com efeito este tem sido um grande desafios principalmente para os jovens aprender a se comunicar no meio familiar. Pois o mundo tornou-se sombrio e os afetos cada dia mais frágeis e pouco duradouros.
É necessário despertamos e refletir sobre a nossa consciência muitas vezes adormecidas sobre os desafios que precisam ser superados para que possamos imitar a Sagrada Família. Não podemos escapar da responsabilidade de protagonizar uma sociedade melhor, uma vez que ela só será melhor quando as nossas famílias forem melhor.
É necessário que nossas famílias aprendam do jeito de Deus ser e agir com nossos filhos e filhas para que possamos transformar o nosso agir para com os outros. E assim busquemos salvar aquelas famílias que estão perdidas, curar as que estão feridas e dar a todos a oportunidade de ser bom novamente.
Deus deu a Igreja e a família as condições necessárias para exercerem esta missão diante de todas as ameaças que tornam carregadas a sociedade em que vivemos.




Por Daiane Késsia
Formadora Regional NE A1(MA)