1º ROTEIRO DE MEDITAÇÃO FRANCISCANA
JUVENTUDE FRANCISCANA DO BRASIL

APRESENTAÇÃO
Irmãs e irmãos, Paz e Bem!
É com alegria que a Secretaria Nacional de Formação da Juventude Franciscana do Brasil apresenta uma nova proposta de oração, reflexão e estudo do Evangelho e das Fontes Franciscanas. Pensando em proporcionar momentos de aprofundamento e, principalmente, de conexão com Deus, elaboramos o 1º Roteiro de Meditação Franciscana da JUFRA do Brasil. Partiremos dos 5 pilares que caracterizam o Ideal Franciscano de Vida para mergulhar em sugestões de meditações introspectivas, lançadas uma a cada semana.
Foram responsáveis pela construção deste material um irmão e uma irmã muitos especiais...
Mateus Agostini Garcia, nosso Secretário Nacional para a área Sudeste, foi quem escolheu a dedo as leituras utilizadas em cada um dos 5 momentos. O mano nos permite um passeio pelo Evangelho e Fontes Franciscanas com uma formação leve e engajada, trazendo um diálogo muito interessante entre os textos para que possamos enxergar com clareza o modo que Francisco via Jesus.  
Maria Luiza Tonetto é formadora da fraternidade Felipe Viveiros da Rocha, de Florianópolis/SC, e nos presenteia com seu olhar sensível para que, a partir das leituras realizadas inicialmente, possamos nos entregar ao momento meditativo e, em belíssimas reflexões individuais, abracemos a Santíssima Trindade para uma compreensão mais nítida de quem somos e do que queremos.
Faço votos sinceros de que as/os jufristas realizem as propostas de formações meditativas com entrega e confiança, repassando a todas e todos que possam se interessar, com a certeza de que quem vivenciar o que estamos propondo plantará inúmeras sementes de Amor em seu próprio coração.
Aproveitem!
Marquem as leituras nas Bíblias, nas Fontes, compartilhem as percepções sobre essa vivência com a Fraternidade, com a família, e utilizem desse momento para olhar para si e encontrar a força necessária para sermos agentes poderosos de transformação (de nós, dos nossos, da sociedade).

Com fraterno amor,
Gabriela Consolaro Nabozny, JUFRA
Secretária Nacional de Formação




ORIENTAÇÕES
(Ler antes de iniciar cada meditação)

- O silêncio é sua principal ferramenta. Facilite-o.
- Siga os passos indicados e, por fim, oriente os pensamentos com a contemplação: O que muda na minha vida a partir dessa experiência?
- Se preferir, ao refletir, escreva as percepções.
- Faça com que a mente e corpo fiquem em sintonia para acolher tudo com simplicidade, disponibilidade e abertura.
- Leia pausadamente as leituras propostas.
- Procure estar acomodado, em um ambiente limpo e organizado ou, até mesmo, ao ar livre, perto da natureza.
- Certifique-se de não ser incomodada/o durante este tempo, recolha-se.
- Fique em uma postura confortável, de preferência ereta.
- Esvazie a mente.
- Algumas técnicas de respiração podem ser utilizadas quando indicado:
1) Repare que você está respirando (observe que o ar entra e sai de você)
2) Respire mais devagar
3) Observe sua barriga mexendo, seus ombros levantando e descendo
4) Repare que o ar entra mais frio e sai mais quente pelo seu nariz
5) Se for confortável, observe a respiração em forma de oração (“Tu, Senhor, que me criastes” – inspiração / “Sê bendito” – expiração)
(Repita durante o tempo que achar necessário)




Primeira Meditação – 03.05.2020
Ideal Franciscano de Vida



AMAR PRIMEIRO

1. LEITURAS INICIAIS
Iluminação bíblica: Lc 15,11-24
E Jesus continuou. “Um homem tinha dois filhos. O filho mais novo disse ao pai: ‘Pai, dá-me a parte da herança que me cabe’. E o pai dividiu os bens entre eles. Poucos dias depois, o filho mais novo juntou o que era seu e partiu para um lugar distante. E ali esbanjou tudo na vida desenfreada. Quando tinha esbanjado tudo o que possuía, chegou uma grande fome àquela região, e ele começou a passar necessidade. Então, foi pedir trabalho a um homem do lugar, que o mandou para seu sítio cuidar dos porcos. Ele queria matar a fome com a comida que os porcos comiam, mas nem isto lhe davam. Então caiu em si e disse: “Quantos empregados do meu pai têm pão com fartura, e eu aqui, morrendo de fome. Vou voltar para meu pai e dizer-lhe: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti; já não mereço ser chamado teu filho. Trata-me como a um dos teus empregados’. Então ele partiu e voltou para seu pai. Quando ainda estava longe, seu pai o avistou e foi tomado de compaixão. Correu-lhe ao encontro, abraçou-o e o cobriu de beijos. O filho, então, lhe disse: ‘Pai, pequei contra Deus e contra ti. Já não mereço ser chamado teu filho’. Mas o pai disse aos empregados: ‘Trazei depressa a melhor túnica para vestir meu filho. Colocai-lhe um anel no dedo e sandálias nos pés. Trazei um novilho gordo e matai-o, para comermos e festejarmos. Pois este meu filho estava morto e tornou a viver; estava perdido e foi encontrado’. E começaram a festa.
Iluminação franciscana: 2Cel 5, 9
De todas as enfermidades e misérias, era a lepra a que maior repugnância lhe causava. Certo dia, seguia ele a cavalo pelos arredores de Assis, quando deu com um leproso. Ficou deveras repugnado e espavorido mas, para não faltar à palavra dada, saltou da montanha e correu a beijá-lo.

2. REFLEXÃO FORMATIVA
O Evangelho nos ensina a sermos os últimos do Reino, mas isso não se aplica ao Amor. Na espiritualidade franciscana, encontramos possibilidades de viver o amor de que nos fala o Evangelho, e uma dessas formas é amar primeiro. Dar o primeiro passo na direção do outro. A parábola do Pai misericordioso deixa isso muito claro, pois o pai que já aguardava o retorno do filho, o avistou de longe e “correu-lhe ao encontro.” (Lc 15,20) O amor tem pressa de manifestar-se, tem necessidade de ser revelado. Francisco faz essa experiência quando, tomado por grande impulso, desce do cavalo, abraça e beija o leproso. Amar primeiro é uma prática que exige muita renúncia, daquilo que pensamos ou acreditamos, para que o amor que revela Deus se manifeste.

Pausa (silêncio, respiração assistida, mantra/música)
 Sugestões: Doce é sentir - https://www.youtube.com/watch?v=wsjPtJkvM90

3. MEDITAÇÃO PESSOAL
Amar primeiro também nos remete ao conselho que Clara de Assis deu à sua irmã de vocação Inês de Praga: "Não perca de vista seu ponto de partida, conserve o que você tem, faça o que está fazendo e não O deixe".
Passando para o momento em que estamos vivendo, percebemos a importância de viver nossas vidas, nossos planos e rotinas com os olhos no Senhor, que é o nosso ponto de partida, colocando Seu amor e cuidado sempre em primeiro lugar.
No contexto atual, fica ainda mais evidente o quanto precisamos nos despojar das nossas concepções pré estabelecidas, e até dos nossos bens, em prol do Bem Comum, de um objetivo que nos une e nos revela que juntos, somos mais fortes. Que o todo é mais forte que a soma das partes.
A partir disso, podemos refletir:
- O amor é o nosso ponto de partida?
- Cada um de nós vive caminhos diferentes com infinitas possibilidades, mas amamos o nosso irmão assim como Francisco amou o leproso?
- Deixamos de lado o orgulho, o preconceito, para abraçar o filho que retorna à casa do pai, para beijar com amor o leproso dos nossos tempos?
- Cuidamos do outro percebendo as possibilidades de criar paralelos entre nossos percursos e nossa vida espiritual?
- Em tempos de distanciamento social, como estamos fazendo para Amar Primeiro? Estamos exercendo essa virtude nas nossas casas, fraternidades?

Oração final pessoal
(Finalize a meditação com uma conversa pessoal com Deus, utilizando de suas próprias palavras ou com as orações que preferir)