No Paraíso da Alma Contemplativa 
Frei Eurico de Mello  
Extraído de: https://institutofranciscano.com.br/poema-no-paraiso-da-alma-contemplativa/ 


Esparzir Flores!
Criado fui para a beleza,
Para vida e para a alegria.
Deus deu-me do amor a riqueza,
E o estro gentil da poesia.

A dor não é algo que existe,
Pra quem o amor compreendeu.
O tédio em si não consiste
Num mal que o destino nos deu.

E a dor bem no fundo é bondade,
É o beijo Divino do amor.
Por isso, com toda a verdade,
Eu posso cobrí-la de flor.

Jogar lindas flores em tudo,
Mostrar que viver é tão lindo!
Viver, não tristonho, não rudo,
Mas franca alegria esparzindo!

Por que afirmar que a vida
É o espinho a ferir sem a rosa?
Ela é a esperança querida,
De Deus a esperança amorosa!

Eu quero, portanto, mil flores,
Feliz, esparzir pela terra.
Em tudo esparzir só amores
E o belo que a vida encerra.

Existem nas coisas verdades
Que escapam à filosofia.
São belas, gentis realidades
Que só a entende a poesia.

Irei, pois, irei descobri-las
Afim de em verso as compor.
Depois, pelo mundo esparzi-las,
Quais flores, ao meu derredor!

Frei Eurico de Mello, Curitiba, 09/01/1961