Entre os dias 01 e 10 de dezembro de 2011 a Juventude Franciscana (JUFRA) do Brasil estará realizando a 2ª Jornada Franciscana Nacional pelos Direitos Humanos. A Jornada é coordenada pelas Subsecretarias Nacional, Regionais e Locais de Direitos Humanos, Justiça, Paz e Integridade da Criação (DHJUPIC) da JUFRA, e ocorre na primeira semana de dezembro, culminado com o Dia Universal dos Direitos Humanos (10/12).

Na Jornada de 2011, a JUFRA do Brasil tem como objetivo geral: Proporcionar a construção de estratégias de atuação, a partir dos desafios da realidade local, a fim de capacitar lideranças juvenis, estimulando o potencial criativo e multiplicador, visando provocar mudanças na realidade das comunidades locais, na perspectiva da Justiça Sócio-Ambiental. Retomando as reflexões da Campanha da Fraternidade-2011, a Jornada tem como tema: “Juventude e Justiça Sócio-Ambiental” e como lema: “Quanto vale esse progre$$o?”. Sendo assim, possui como objetivos específicos: 1) Contribuir para a informação dos/as jovens sobre as causas e conseqüências do aquecimento global e das mudanças climáticas; 2) Promover a articulação entre realidade sócio-ambiental local e global, visando o empoderamento juvenil para uma ação ética, social e política permanente e articulada; e 3) Possibilitar o debate e a participação das Fraternidades locais nos processos da Conferência da ONU para o Desenvolvimento Sustentável-2012 e da Cúpula dos Povos da Rio+20 por Justiça Social e Ambiental.

O material da Jornada conta com um cartaz e uma cartilha, com diversos textos e informações que ajudarão os jovens da JUFRA a refletirem sobre a realidade sócio-econômica e ambiental atual e realizarem ações que visem a construção de outras práticas de convivência em sociedade e com a natureza. Entre os dez dias da Jornada, as Fraternidades Locais da JUFRA estarão mobilizando-se em diversas atividades promovidas por elas mesmas ou por entidades parceiras. Encontros de formação, celebrações, gincanas, visitas solidárias, refeições fraternas e caminhadas são algumas das atividades previstas, de acordo com a realidade do lugar que a própria Fraternidade Local está inserida, mas sem fechar-se exclusivamente ao seu lugar social. As atividades serão divulgadas nos blogs nacionais e regionais da JUFRA, com evidência no Site Nacional da JUFRA do Brasil: www.jufrabrasil.org e no Blog da Subsecretaria Nacional de DHJUPIC: www.dhjupic.blogspot.com , onde constarão fotos e relatos das atividades realizadas.

A JUFRA do Brasil entende que suas Fraternidades devem ser cada vez mais franciscanas, vivas, jovens e chamadas à missão, à evangelização e à transformação, e por isso quer viver o Evangelho a partir de atitudes corajosas que promovam a Paz e o Bem.

Contatos para informações: jufrabrasil@gmail.com
Secretário Fraterno (Presidente) Nacional Alex Bastos – (11) 7048-2788
Subsecretário Nacional de DHJUPIC Elson Matias – (83) 8815-9042
Subsecretário Nacional de Comunicação, Escrituração e Arquivo Thiago Costa – (85) 9692-1238