O Dia do Amigo é uma data proposta para celebrar a amizade entre as pessoas. No Brasil, Uruguai e Argentina, a data para esta celebração é 20 de julho, aniversário da chegada do homem a lua. Em 27 de abril de 2011, a Assembleia Geral das Nações Unidas resolveu convidar todos os países membros a celebrarem o Dia Internacional da Amizade em 30 de julho.

Durante o século XX, foram criadas várias iniciativas para a celebração de um Dia da Amizade em diferentes partes do Mundo. Nos Estados Unidos e em partes da Ásia divulgou-se o primeiro domingo de agosto como o dia de entrega de cartões e presentes entre amigos, e celebrações similares se formaram em distintos países da América do Sul e Europa em diferentes datas.

A iniciativa para o estabelecimento de um Dia do Amigo reconhecido internacionalmente teve como antecedente histórico a Cruzada Mundial da Amizade, que foi uma campanha em favor da valorização e realce da amizade entre os seres humanos, de forma a fomentar a cultura da paz. Foi idealizada pelo médico Ramón Artemio Bracho em Puerto Pinasco, Paraguai em 1958. A partir desta ideia, se fixou o 30 de julho como Dia da Amizade.

 No Brasil, apesar de não ser instituída por lei, o dia do amigo é também comemorado popularmente em 18 de abril. No entanto, o país também vem adotando a data de 20 de julho, sendo inclusive instituída oficialmente em alguns estados e municípios. 

Mas o que é ser amigo? Como são nossas amizades?

Amigos sabem quando serão amigos, pois compartilham momentos, dão forças, estão sempre lado a lado, nas conquistas, nas derrotas, nas horas boas e nas difíceis. Amizade nem sempre é pensar do mesmo jeito, mas abrir mão de vez em quando. Amizade é como ter um irmão que não mora na mesma casa, é compartilhar segredos, emoções, é compreensão, é diversão, é contar com alguém sempre que precisar, é ter algo em comum ou não ter nada em comum. É sentir saudades. É bater um ciuminho, amizade que é a amizade nunca acaba, mesmo que a gente cresça e apareçam outras pessoas no caminho, porque amizade não se explica ela simplesmente existe. Jesus Cristo é nosso grande amigo, nossos pais, familiares, animais, pessoas de idades e lugares diferentes podem ser nossos amigos.


Para refletir e agir:
Valorize suas amizades, demonstre seus sentimentos, mesmo que faça muito tempo que você não vê.  Sugestão: visite ou escreva uma mensagem para um amigo da sua convivência ou que já faz muito tempo que não vê. 

Para ler (textos bíblicos):
A amizade – Eclesiástico 6, 1 – 17.
Respeito à amizade – Eclesiástico 22, 24 – 32.

Para ler (livros):
 Amigo – Somos muitos, mesmo sendo dois. (Fábio de Melo – Editora Gente).
Gentileza. (Gabriel Chalita – Editora Gente).
O poder da amizade. (Tom Rath – Editora Sextante).

Para assistir (filmes):
Mary and Max: uma amizade diferente.
Sempre ao seu lado.
O menino de pijama listrado.
O caçador de pipas.

Ívia Mayara Morais dos Santos
Sub. Regional de Formação- NE B1 PE/AL
Fraternidade Beleza Simples- Pesqueira- PE