O que é missão?

O dicionário define missão como "poder dado a alguém para fazer alguma coisa" ou "ato de enviar e ser enviado".
Jesus recebeu o poder para fazer determinadas coisas ao ser enviado ao nosso mundo.
Lucas 4,18: "O Espírito do Senhor está sobre mim, porque Ele me ungiu para anunciar a boa-nova aos pobres; enviou-me para proclamar aos aprisionados a libertação, aos cegos a recuperação da vista, para pôr em liberdade os oprimidos."
Lucas 19,10: "Pois o Filho do homem veio procurar e salvar o que estava perdido."
Como cristãos somos chamados a ser missionários, somos enviados para a missão. Chamados e enviados pelo próprio Cristo, como nos mostra o Evangelho de Mateus 28, 18-20.
"Então Jesus se aproximou e lhes disse: "Toda a autoridade me foi dada no céu e na terra. Ide, pois, fazei discípulos meus todos os povos, batizando-os em nome do Pai e do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a observar tudo quanto vos mandei. Eis que eu estou convosco, todos os dias, até o fim do mundo."
O Papa Francisco deu algumas palavras muito interessantes sobre este assunto:
“Insisto sobre este aspecto da missionaridade, porque Cristo convida todos a irem ao encontro dos outros. Nos envia, nos pede que nos movamos para levar a alegria do Evangelho. Devemos nos perguntar: somos missionários ou somos cristãos de sacristia, só de palavras mas que vivem como pagãos? Isso não é uma crítica, também eu me questiono. A Igreja tem suas raízes, mas olha sempre para o futuro, com a consciência de ser enviada por Jesus. Uma Igreja fechada trai sua própria identidade. Redescubramos hoje toda a beleza e a responsabilidade de ser Igreja apostólica.”
As palavras do Papa nos levam a alguns questionamentos:
Como temos vivido nosso papel de missionários? Como nossas fraternidades tem exercido este papel? O que podemos fazer em fraternidade para atender ao chamado de Cristo?
Para encerrar, façamos a oração do mês missionário, para que o Espírito Santo nos acompanhe na continuação da missão do Filho de Deus, neste ano em que o tema da campanha missionária é "Juventude em Missão".

"Senhor, a Jeremias, que resistia ao teu chamado por ser ainda jovem, Tu respondeste: a quem eu te enviar, irás, eu estou contigo. Apesar de nossas limitações, envia-nos! Dá-nos o teu Espírito que realiza em nós a tua Palavra e nos torna missionários e profetas do Reino. Amém.”

                                                                                                             Márcio Bernardo
                                                                                Subsecretário Regional de Formação - SUDESTE II