Blog de Formação

Celebração do Advento



By  Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil     15:14     


Cântico: Desde a manhã preparo uma oferenda, e fico senhor à espera do seu sinal (bis).

Comentário: Ao preparar-nos para o Natal, o Advento prepara-nos para acolher a Cristo.
No seio do povo de Israel, Deus preparou a vinda de Cristo, os profetas anunciaram-na, João Batista abriu o caminho. O Advento lembra-nos a espera dos pobres: Maria e José, Isabel e Zacarias ... O Advento, em nós, é espera da presença de Cristo. Através de nós, é espera da sua presença no mundo. Esta espera é feita de simplicidade, de espírito de infância, de alegria.

Refrão: Orvalhai lá do alto ó céus, que as nuvens chovam o justo!



Solo: Quando virá, Senhor, o dia,
Em que apareça o Salvador;
Em se efetue a profecia
Nasceu do mundo o Redentor.

Aquele dia prometido
A antiga fé de nossos pais
Dia em que o mal será banido
Mudando em risos nossos ais.

Quando felizes o veremos
No firmamento despontar
E a espargir clarões supremos
Da Terra as trevas dissipar.

Filha de reis,ó Virgem pura
Sai da modesta posição
Em ti,embora criatura
De Deus se fez a Encarnação.



Leitura: Filipenses 4,4-7

Cântico: Senhor Jesus, tu és luz do mundo. Dissipa as trevas que me querem falar.
Senhor Jesus, és luz na minh'alma: saiba eu acolher o teu amor. (bis)

Silêncio

Preces:

Ó Sabedoria, tu que saíste da boca do Altíssimo, tu que reinas sobre todas as coisas de uma extremidade do mundo à outra, vem ensinar-nos o caminho da sabedoria.
- Vinde, Senhor Jesus!
Ó Senhor, tu que apareceste a Moisés no fogo da sarça ardente e lhe deste a Lei no Sinai, vem resgatar-nos de braços abertos.
- Vinde, Senhor Jesus! Ó Estrela da manhã, Esplendor da luz eterna e Sol de justiça, vem e ilumina os que estão nas trevas e na sombra da morte.
- Vinde, Senhor Jesus!

Preces espontâneas

Anim.: Ó Emanuel, Esperança das nações e seu Salvador, vem para nos salvar, Senhor nosso Deus. - Vem, Senhor Jesus! O Espírito e a Esposa dizem: Vem! - Amém, Senhor Jesus, Vem! Ensinai-nos Senhor a dizer: Pai Nosso...

Oração: Jesus, alegria dos nossos corações, o teu Evangelho assegura-nos que o Reino de Deus está no meio de nós. Abrem-se então em nós as portas da simplicidade e da inocência. Abençoa-nos, Jesus Cristo, em ti está a alegria do nosso coração.

Bênção: O senhor vos abençoe e vos guarde, ele vos mostre a sua face e tenha misericórdia de vós. Volte seu rosto para vós e vos dê a paz. O Senhor vos abençoe.


                                                                            Frei Arlaton Luiz Soares de Oliveira, ofm
                                              (Assistente Espiritual - Fraternidade Monte Alverne / São João del Rei, Minas Gerais)

Sobre Juventude Franciscana JUFRA) do Brasil

A Juventude Franciscana (JUFRA) é uma proposta de vivência cristã destinada a jovens que, por vocação, carisma ou índole, se comprometem com o ideal de vida inspirado na espiritualidade franciscana A JUFRA é, ou deve ser, um monte de gente nesse mundão a fora, que tomou consciência de que: primeiro, deve esforçar-se para melhorar o mundo; segundo, que a melhora do mundo começa a partir de si mesmo; e que é preciso no mundo uma escola que ajude as pessoas a tomarem consciência disso. (Essa escola é a própria JUFRA) A JUFRA tem estilo e características próprias. Por isso nessa fraternidade de jovens, os jufristas assumem todos os deveres e, por conseguinte, gozam de todos os direitos inerentes ao compromisso franciscano de vida secular Segundo o Estatuto da JUFRA do Brasil, ela é uma associação civil com caráter e objetivos dentro exclusivamente dos campos Religioso, Educacional e Social.