Introdução
Coordenador (a): Todos os Santos e Todas as santas buscaram Cristo como primícias e por isso são lembrados hoje pela Igreja que caminha na terra. É também verdade que as fileiras da Cristandade que receberam a graça divina da santificação passaram antes pela escola de Maria e nutriram grande devoção à Virgem.  Não é por menos que a Igreja a considera rainha dos patriarcas, dos apóstolos e dos mártires como se pode observar na ladainha de nossa senhora.

Objetivo:
Levar o/a  jovem franciscano/a à uma maior intimidade com Cristo através da reflexão e vivência da verdadeira devoção cristã à Maria, assim como fez e ensinou São Francisco de Assis.

Material Necessário
Bíblia, imagem de Maria, Um Crucifixo, tecido azul, flores naturais ou de plástico, um terço.

Ambientação
Estenda o tecido azul, em seguida ponha o crucifixo em um ponto central, ao lado da cruz coloque a imagem de Nossa Senhora, disponha as flores ao redor das imagens ou em um vaso, coloque o terço sobre o tecido. Se houver habilidade para confecção deu um terço em tamanho grande com objetos reciclados é interessante fazê-lo.

Acolhida
Deseje Paz e bem às pessoas presentes. Se possível deixe tocando, em volume baixo, uma música de fundo (de preferência música instrumental ou canto Gregoriano). Espere que todas elas se acomodem. Comece invocando a santíssima Trindade com o sinal da cruz.
Ver
Coordenador (a): Sendo Francisco um grande santo, utilizando a lógica básica, podemos afirmar que o mesmo também passou pela escola de Maria. Toda a história de vida do pobre de Assis e do Carisma que ele criou é perpassada pela figura da Mãe de Cristo.
Leitor(a) 1: O habito franciscano sempre acompanhado do cordão com os 3 nós representando os votos e o rosário sempre ali, pronto para ser rezado.  A pequena igreja de Santa Maria do Anjos, hoje Basílica, foi o palco onde a Ordem dos frades iniciou, Santa Clara fundou sua ordem e os Terceiros se organizaram. Foi lá em Santa Maria dos Anjos que Francisco teve a graça do Perdão de Assis e passou desta vida à eternidade.




Leitor(a) 2: A Ligação afetiva com este lugar reflete uma devoção mui particular que nosso patriarca desenvolveu pela Senhora da Igreja. Maria, mulher de oração e silêncio, sempre atenta aos sinais, sempre humilde; Maria sempre pronta para servir ao projeto de Cristo; Maria de imensa coragem, mãe que o próprio cristo -aos pés da cruz - deu ao seu povo, moldou o carisma de Francisco.
  Leitor(a) 3:  A regra da Ordem Fraciscana Secular, que é o ponto de chegada das etapas de formação da JUFRA, no capítulo 9 vai dizer sobre Maria: " Que os Franciscanos Seculares testemunhem a ela seu ardente amor pela imitação de sua incondicionada disponibilidade e pela prática de uma oração confiante e consciente."

Iluminar
Cante em grupo a música "Maria de Nazaré", escrita por Padre Zezinho.

Maria de Nazaré, Maria me cativou
Fez mais forte a minha fé
E por filho me adotou
Às vezes eu paro e fico a pensar
E sem perceber, me vejo a rezar
E meu coração se põe a cantar

Pra Virgem de Nazaré
Menina que Deus amou e escolheu
Pra mãe de Jesus, o Filho de Deus
Maria que o povo inteiro elegeu
Senhora e Mãe do Céu

Ave Maria, Ave Maria, Ave Maria, Mãe de Jesus!



Maria que eu quero bem, Maria do puro amor
Igual a você, ninguém
Mãe pura do meu Senhor
Em cada mulher que a terra criou
Um traço de Deus Maria deixou
Um sonho de Mãe Maria plantou

Pro mundo encontrar a paz
Maria que fez o Cristo falar
Maria que fez Jesus caminhar
Maria que só viveu pra seu Deus
Maria do povo meu
ler a passagem de  Lucas 1, 34-55

Agir

Se o grupo for grande, divida-o da maneira mais proporcional e peça que em 10 minutos pontuem o que mais consideram importante. Após isso, debata em 20 minutos os pontos levantados. Contudo, se o grupo for pequeno peça que cada pessoa elenque os pontos, em seguida faça o debate no grande grupo.
 Perguntas que podem nortear o diálogo: Maria é Mãe da Igreja?  Qual o culto a Igreja presta a Maria? O que Francisco pregava sobre Maria? Estamos sendo como   Maria em nossa vida de Cristão?

Celebrar
 Peça para que aquelas pessoas com vontade exponham uma intenção particular e reze uma Ave Maria pelos pedidos.




Cante a música Acaso não Sabeis, da Banda Colo de Deus
Eu me consagro a Ti
Mãe de Deus e minha
Eu me consagro a Ti
Mestra e Rainha

Eu me consagro a Ti
Mãe de Deus e minha
Eu me consagro a Ti
Mestra e Rainha

Acaso não sabeis
Que eu sou da Imaculada?
Acaso não sabeis
Tenho uma advogada?

Só quem já foi órfão
Sabe o valor do amor de mãe
Só quem já foi órfão
Sabe o valor do colo de mãe

Só quem já foi órfão
Sabe o valor do amor de mãe
Só quem já foi órfão
Sabe o valor do colo de mãe




Eu me consagro a Ti
Mãe de Deus e minha
Eu me consagro a Ti
Mestra e Rainha

Eu me consagro a Ti
Mãe de Deus e minha
Eu me consagro a Ti
Mestra e Rainha

Acaso não sabeis
Que eu sou da Imaculada?
Acaso não sabeis
Tenho uma advogada?

Só quem já foi órfão
Sabe o valor do amor de mãe
Só quem já foi órfão
Sabe o valor do colo de mãe

Só quem já foi órfão
Sabe o valor do amor de mãe
Só quem já foi órfão
Sabe o valor do colo de mãe


    


Oração Final:
Sabendo que a devoção mariana não se trata de idolatria, nem adoração, que a igreja não nos ensina adorar nada além de Deus finalizemos nosso encontro rezando a oração mais antiga que a comunidade cristã tem notícias. Peçamos, assim como quem trilhou o caminho de Jesus milhares de anos antes de nós, ajuda para seguir cada dia mais perto de Cristo.

Sob vossa proteção  (Sub tuum praesidium)
“Sob tua proteção nos refugiamos, Santa Mãe de Deus. Não desprezeis as nossas súplicas em nossas necessidades, mas livrai-nos sempre de todos os perigos, ó Virgem gloriosa e bendita. Amém. "


Matheus Mariano
Secretário de Formação 
Fraternidade Mundo Novo - Cabo de Santo Agostinho/PE