É graça de Deus termos, em maio, a oportunidade de meditar com maior atenção a vida de Maria em toda a sua plenitude: vocação, confiança, apostolicidade, dentre tantas outras características marcantes daquela que contribuiu e participou efetivamente na história salvífica da humanidade.
Temos que, primeiramente, ter clara a ideia de que, ao encontrarmos em Maria um testemunho fidedigno de seguimento do Senhor, reconheçamos, do mesmo modo, que sua vida, pautada na oração e na radicalidade evangélica, devem nos servir de motivação para também nós assumirmos nosso "sim" perante Deus, a Igreja e toda sociedade.
Da mesma forma, reconhecendo Nossa Senhora como nossa mãe, nos obrigamos, fraternalmente, a ver nela alguém que sempre tem um gesto de carinho e ternura para conosco, posturas tão próprias de uma mãe que ama seus filhos. E, ainda, reconhecendo a mãe de Jesus como nossa mãe, abraçamos a causa de Cristo, vinculando-nos a Ele como irmãos e, a partir desta concepção, despertamos um senso ainda mais íntimo com todo o seu projeto de instauração do Reino de Deus já aqui na terra.
São Francisco de Assis, por sua vez, dispensa especial afeto à Maria, reconhecendo nela um exemplo de entrega total a Deus e a Senhora Pobreza. Vale lembrar que o santo de Assis, em seus escritos, sempre quando se refere à Nossa Senhora faz acompanhar o adjetivo "pobre". Bem sabemos que Francisco assumiu a pobreza na sua vida como grande riqueza e, dando ênfase para esta característica ao citar Maria em seus escritos, somente nos faz despertar a ideia de sua total identificação com aquela que tudo abandonou por amor a Deus.
Tendo que em vista que a espiritualidade franciscana não parou de ser escrita com Francisco e seus primeiros seguidores, nós somos convocados a continuar construindo nos dias de hoje a mística Franciscana tendo plena confiança de que a Mãe do Senhor ao mesmo tempo em que nos aponta seu Filho, nos abençoa na missão de segui-Lo com fidelidade.  

Nossa Senhora dos Anjos, rogai por nós!

Raphael Rodrigues Taboada, OFS
Animador Fraterno Nacional