“Plantamos flores debaixo das janelas dos jovens para que, no acordar do amanhã,
possam vê-las desabrochar à luz do sol que desponta, olhar para o céu e dizer:
Que coisas lindas fez Deus!”(Fr. Eurico de Mello, OFMCap)



A beleza da caminhada em fraternidade nunca é somente o que entregamos nos projetos, materiais ou encontros, mas floresce no processo de construção coletiva, com suas dores e alegrias, e na multiplicação das riquezas que brotam do que Deus nos permite elaborar, como instrumentos do Seu amor. Com este Livro não é diferente.

O resultado que desabrocha nestas mais de 240 páginas é fruto de uma trajetória muito maior que as 44 propostas de momentos formativos, as 50 pessoas envolvidas na elaboração dos encontros, as outras 40 pessoas que trabalharam na organização e revisão dos textos. Este material é inundado pelo desejo incessante de inúmeras gerações que acreditam na juventude, na paz e na justiça, no compromisso eclesial e socioambiental, em Jesus como objetivo e em Clara e Francisco de Assis como meio de alcançá-lo.

Foram essas motivações que permitiram a reformulação, em 2014, das Diretrizes de Formação da Jufra do Brasil, que direcionaram um intenso percurso de sintonia com o desenvolvimento da sociedade, da Igreja e do franciscanismo. Foi assim que, em 2016, lançamos um novo Livro da Etapa de Formação Inicial (EFI) e, em 2018, o Livro da Etapa de Formação Base da Jufra (FBJ). Passamos então a nos dedicar à Etapa de Formação Franciscana Secular (EFF), última fase do processo de formação da/o jovem na Jufra, na qual o caminhar passa a ser também na Ordem Franciscana Secular.

Com o transbordar de tantos corações é que podemos, finalmente, apresentar uma reformulação minunciosamente cuidada do Livro da Etapa de Formação Franciscana Secular, que proporciona à/ao jufrista um mergulho em tudo aquilo que a vida franciscana secular pode oferecer. Com o pensar atento de cada passo desse projeto, elaboramos um itinerário formativo que é acolhedor, fraterno e profundo.

Esperamos que os momentos de formação que propomos nas próximas páginas atravessem cada irmã e irmão de forma a fazer despertar a grandeza da vivência na Família Franciscana, com a alegria da oportunidade de comungar o ideal de vida de Clara e Francisco de Assis. É graça sermos Família. É graça a oportunidade de viver o tempo de JUFRA. E é graça ainda maior abraçar com discernimento a vocação franciscana secular!

Reunimos 50 autoras e autores que são dignas/os de imensa admiração, que entregam suas vidas a um propósito de amor e que depositaram nos escritos toda a potência que experimentam no cotidiano. Com a intercessão de Santa Rosa de Viterbo, rogamos para que cada tema alcance as/os jufristas formandas/os com simplicidade e coragem. Que os encontros despertem a beleza do amor fraterno, a vontade do pertencimento, e sobretudo a leveza da entrega que, quando saboreada atentamente, torna a radicalidade evangélica uma opção única.

Com amor cada linha foi pensada, escrita e revisada. Com amor agradecemos todas e todos que colaboraram para tornar este sonho realidade. Que com amor cada palavra alcance a Juventude Franciscana e a Ordem Franciscana Secular do Brasil.

Da sua irmã menor,

Gabriela Consolaro Nabozny, JUFRA
Secretária Nacional de Formação (2019-2023)


RETROSPECTIVA FORMATIVA: Da reformulação das Diretrizes ao Livro da EFF