LUZES PARA A FORMAÇÃO EM TEMPOS DE PANDEMIA

“Deus pode fazer brotar flores no meio das rochas” (Carta Apostólica Patris Corde)


A Formação da JUFRA do Brasil, a nível local, regional e nacional, apresentou, no dia de Santa Clara, uma singela contribuição para as fraternidades do País que atravessam o período de pandemia, que nos impõe a necessidade de lidar com o luto e o afastamento da vivência fraterna, além de tantas outras dificuldades e angústias. Propomos algumas Luzes para iluminar os caminhos, que podem auxiliar na perseverança das fraternidades, no cuidado com as irmãs e irmãos e no fortalecimento da nossa fé.


O processo de reflexão sobre a necessidade do documento iniciou a partir das ausências notadas entre as formadoras e os formadores regionais. Com a partilha, foi possível entender que as crises familiares, pessoais e relacionais se agravavam e interferiam também na vivência fraterna. Afinal, viver a fraternidade é entrelaçar vidas entregues a um propósito. 


Considerando, também, os relatos de dificuldades de manter firmes e unidas as fraternidades locais, houve a ideia de convidar os Secretários e Secretárias de formação das fraternidades para um diálogo. Diante dessa rica conversa, muitos caminhos surgiram como experiências que vem dando certo nas bases e podem orientar toda a JUFRA do Brasil nesse período de (re)construção.


As partilhas desse dia foram centralizadas em um documento, uma Carta, que bebe da mística e espiritualidade de tantas cartas importantes para a fé cristã (de João, de Clara, de Santa Teresa de Calcutá), e pretende levar esperança de novos tempos para todas as irmãs e irmãos da Família Franciscana. 


É tempo de (re)começar, de focar no que importa, de resgatar a essência, de ser fraternidade. 


Por isso te convidamos a ler esse documento que é breve, mas muito profundo, e partilhar um pouco das nossas lutas, sonhos e esperanças. 


Comecemos, pois até agora pouco ou nada fizemos. 🍃💖


📍 Acesse em: https://cutt.ly/ZQP1uzf