“Há um só Corpo e um só Espírito, assim como é uma só a esperança da vocação a que fostes chamados; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo; há um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos.” 
                                                                       (Ef 4,4-6)




O apelo do apóstolo Paulo à unidade dos fiéis cristãos ainda é um desafio para as igrejas que têm Cristo como pedra angular. Desde as primeiras comunidades fundadas pela missão dos apóstolos, o cristianismo foi assumindo uma pluralidade natural em virtude da cultura de cada povo, mas a fé no mesmo Deus sempre foi una.
Com a expansão do cristianismo pelo mundo, novas formas de assumir a fé em Cristo foram estabelecidas fazendo com que, por muitas vezes, seus seguidores divergissem entre si em sua fé, constituindo dessa forma novos caminhos que geraram o distanciamento.
No entanto, o mesmo Espírito de unidade que suscitou a igreja em Pentecostes, também reacendeu o desejo de voltar à unidade na fé. Nesse sentido, o ecumenismo tem-se mostrado como um mecanismo de aproximação das igrejas cristãs entre si e delas com outras religiões e/ou manifestações de fé. É através do ecumenismo que se pode alcançar a busca da plena unidade ou da plena comunhão.
A Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos, mais do que um mecanismo de aproximação ecumênica, é uma possibilidade de testemunho de vida desta unidade que se quer construir. O Concílio Vaticano II nos diz que “a oração comum é certamente um meio muito eficaz para impetrar a graça da unidade” (Unitatis Redintegratio § 8 ).
            Por todo o Mundo há muitas iniciativas de vivência e concretização durante essa Semana. Procuremos nos informar em nossas dioceses quais são essas iniciativas e busquemos, também nós, essa aproximação. Se não houver alguma iniciativa próxima a nós, estabeleçamos então o compromisso de realizar um momento de oração pela unidade dos cristãos.
            Francisco de Assis não só renovou a cristandade como também aproximou-se daqueles que não comungavam da mesma forma de experiência de Deus. Procuremos, a exemplo dele, cultivarmos a mesma esperança na vocação e a mesma paz na unidade que se faz plural.

Pontos para reflexão:
1. Quais são as igrejas que fazem parte da articulação de realização da Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos e de que forma tem ocorrido o processo de unidade entre elas?
2. O que é Ecumenismo e como ele vem sendo cultivado nas fraternidades de JUFRA?
3. Quais são as iniciativas que minha fraternidade pode assumir durante a Semana de Oração de Unidade dos Cristãos?

Links para pesquisa e subsídios de estudo e celebração:
http://www.conic.org.br/cms/noticias/650-semana-de-oracao-2014-de-1-e-8-de-junho

Colaboração: Aldo Lima (Regional Norte 3 = Pará Oeste)




Cristãos do Hemisfério Sul celebrarão, entre os dias 1 e 8 de junho, a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos (SOUC). O tema deste ano será “Acaso Cristo está dividido?”, conforme 1 Cor 1:1-17. Promovida mundialmente pelo Conselho Pontífice para Unidade dos Cristãos (CPUC) e pelo Conselho Mundial de Igrejas (CMI), o material desta semana foi elaborado pelos irmãos e irmãs do Canadá.
Nós, que acreditamos que uma sociedade sem intolerâncias é possível, somos convidados a mobilizar nossas comunidades, amigos e familiares para participar desta experiência de Unidade!


Abaixo, confira a carta das Igrejas do CONIC sobre a SOUC:
Irmãos e Irmãs da Caminhada Ecumênica!
Nós, representantes das igrejas-membro do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs do Brasil (CONIC), nos dirigimos a vocês na paz e na graça do nosso Senhor Jesus Cristo.
Mais uma vez estaremos unidos(as), celebrando a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos no período de 1 a 8 de junho. Refletiremos este ano o tema “Acaso Cristo está dividido?”, motivados pelo lema bíblico de 1 Cor 1, 1-17.
Esta Semana foi organizada pelos irmãos e irmãs do Canadá, país marcado pela diversidade de idiomas, cultura, clima e diversas expressões de fé. Nossos(as) irmãos(as) do Canadá afirmam: “A primeira carta aos Co­ríntios também aponta um caminho pelo qual podemos valorizar e acolher os dons dos outros, mesmo agora no meio das nossas divisões”.
Convidamos a cada um(a) de vocês a se unirem a este grande mutirão pela Unidade, que é a Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos. Cada um(a) é chamado(a) a transformar a realidade onde vive e a construir um mundo melhor, vencendo preconceitos e buscando o respeito e a unidade.
Que a reflexão desta Semana de Oração pela Unidade dos Cristãos nos anime a confiar, sempre mais, na transformação possível e no convívio fraternal. Que sejamos fortalecidos(as) na fé que brota da certeza que vem da vitória do Ressuscitado.
Com nossa benção e Fraterna Saudação,
Dom Francisco de Assis da Silva (Bispo Primaz da IEAB)
Pastor Dr. Nestor Paulo Friedrich (Pastor Presidente da IECLB)
Dom Leonardo Ulrich Steiner (Secretário Geral da CNBB)
Presbítera Anita Sue Wright Torres (Moderadora da IPU)
Dom Titos Paulo George Hanna (Arcebispo da ISOA)

Fonte: http://www.conic.org.br/cms/noticias/650-semana-de-oracao-2014-de-1-e-8-de-junho