BEATOS LUQUÉSIO E BUONADONNA


Em 1181, no mesmo ano do seráfico pai nascia perto de Poggibonzi, aquele que seria, junto com sua esposa, o primeiro franciscano secular, o bem-aventurado Luquésio. Foi militar, lutando pelos guelfos, mas logo abandonou as armas e se tornou comerciante de grãos, na mesma época que conheceu sua esposa, a bem-aventurada Buonadonna, Luquésio expandiu seu comércio cobrando altos preços pelos grãos aos peregrinos que iam à Roma e passavam pela via Franagena.
A conversão de Luquésio começou em 1212, quando em San Gimignano, ouviu o sermão de São Francisco de Assis. Tal como Francisco, voltou sua atenção para os pobres, os que ele mesmo tinha ajudado a empobrecer com o comercio de grãos, dando aos mesmos dinheiro, comida e propriedades. Sua esposa, Buonadonna, duvidava de sua sanidade, no começo de sua conversão, por conta da doação de si e do que tinha (até da comida da própria casa) aos pobres. Mas a conversão de Buonadonna se deu quando seu marido doou todos os pães que tinham em casa. Buonadonna repreendeu Luquésio veementemente, porém quando abriu novamente o armário, encontrou-se cheio de pães frescos.
Com a morte dos dois filhos, o casal decidiu se entregar completamente a Deus e foram à procura do santo de Assis. Francisco não concordou que Luquésio se tornasse frade e que Buonadonna fosse se juntar às clarissas, como era o desejo dos bem-aventurados, o santo deu-lhes uma regra para viver como irmãos da penitência mesmo casados e no mundo, dizendo-lhes: “Viverão no mundo com irmãos penitentes, pregarão o amor e a paz, ou seja, o evangelho com a vida”.
O que deve nos chamar atenção é que o modo com que todos aqueles que tiveram contato com Cristo através de Francisco é sempre pelo desapego de si e do que tem, como Luquésio e sua esposa, que tinham boas condições financeiras em sua época, mas ao entrarem no processo de conversão, deixam tudo e doaram aos pobres. É o desapego, o desprendimento de tudo aquilo que pode ao menos atrapalhar a escuta de Deus, a resposta para a pergunta típica de Francisco e dos Franciscanos: “Senhor o queres que eu faça?” A resposta de Nosso Senhor é surpreendentemente a mesma: A busca da santidade pela observância do Evangelho; Francisco nos exorta na regra: “Viver do evangelho à vida e da vida ao evangelho”.
A vontade de Deus é que vivamos o santo evangelho, e isso é o imperativo máximo para todos os franciscanos. Mas a vontade de Deus é dia após dia confrontada com os desejos materiais e temporais, e aí se dá o sentido do despojamento, da pobreza. “Bem-aventurados os pobres de espirito, pois herdarão o reino dos céus” É importante lembrar que a pobreza de espírito consiste em como agimos com os bens materiais que possuímos, de um modo desapegado e consciente que a nada se deve dar mais valor que a Cristo.
Os bem-aventurados viveram o restante de suas vidas a serviço dos pobres e doentes, até que em 28 de abril de 1260, Luquésio e Buonadonna foram visitados pela irmã morte corporal.
Além da pobreza, outro alicerce do franciscano secular mostrado na vida dos Bem-Aventurados é o serviço. Estar sempre a serviço do próximo, auxiliando-o no que necessário, vendo neles o rosto do Cristo sofredor; isso é indispensável na vida do franciscano secular, pois o serviço nos torna humildes, atentos, dispostos ao irmão que precisa de nós. Aquele que sofre é sacramento de Cristo, é espelho do “Servo Sofredor”, onde aquilo que nos é amargo se torna doce, como ocorreu com o santo de Assis. Estar humildemente a serviço do irmão é encontrar nossa verdadeira essência, pois a humildade, como define uma santa Doutora da Igreja, é andar na verdade, por isso tal virtude agrada tanto a Nosso Senhor.
Que a exemplo dos primeiros franciscanos seculares, estejamos sempre atentos à voz de Deus e ao chamado de Cristo, que nos convida todos os dias a viver o Evangelho, pregando-o assim, com a vida.


Proposta de encontro

Promover um encontro de cunho formativo nas fraternidades sobre a vida, a conversão e os milagres dos ‘Beati’, com o foco no desapego do mundo mesmo sendo secular e no serviço ao irmão, como alicerce da Espiritualidade franciscana.

Paz e Bem!


Ícaro Francisco dos Santos Nascimento
Secretário Local de Formação
Fraternidade Mundo Novo – Cabo – PE
Regional NE B1- PE/AL

Maria Betânia Neves dos Santos Nascimento, OFS
Coordenadora Local de Formação
Coordenadora Regional de Formação
Fraternidade São Francisco de Assis – Cabo – PE
Regional NE B2 – PE/AL