Aconteceu neste final de semana, entre os dias 26 e 27, na Comunidade Sagrada Família, da Paróquia São Judas Tadeu, de Franca/SP, o Retiro Inicial na Etapa da Formação Base da JUFRA. Dinamizado e conduzido pelo Secretariado Fraterno Regional, este Retiro tem o objetivo de inserir os jovens, que após um tempo de Formação Inicial, geralmente de um ano, desejam viver o Evangelho a maneira de São Francisco de Assis, em sua juventude. Na ocasião estiveram presentes: Vinícius Fabreau, Secretário Regional de Formação, Daniele Mendes, Secretária Regional de Infância, Mini e Micro Franciscanos, e Maria Aparecida Stefani, Animadora Fraterna Regional.
 Ideal de Vida: Itinerário do Evangelho, Fraternidade Franciscana e Compromisso
O Retiro teve início logo cedo, às 8h do dia 26, sábado, onde os jovens foram motivados a descobrirem a “pequena porção” de Deus na vivência do Retiro. A Porciúncula de Santa Maria dos Anjos, lugar fontal do movimento franciscano, é o lugar do itinerário, da fraternidade e do compromisso, palavras-chave para entender o período em que eles estavam iniciando.
Durante todo o dia, através de cinco temas, os jovens foram descobrindo e construindo aquilo que assumiram publicamente, no domingo, dia 27, na Celebração Eucarística presidida pelo Ministro Custodial, Frei Flaerdi Valvasssori.
O “Ideal Franciscano de Vida” só tem sentido a partir do Evangelho, em fraternidade, com o compromisso assumido na liberdade. Por isso, ao final do dia, os jovens foram surpreendidos por uma “brincadeira” do Ministro da OFS Local, Fraternidade Fonte Colombo, questionando a verdadeira intenção dos jovens. No final, todos os irmãos da Fraternidade homenagearam os jovens, novos jufristas, com uma música, acompanhada pelo Frei Zilmar Augusto.
Frei Flaerdi: “Ser jufrista, ser leigo, ser franciscano é ter a vocação de transformar o mundo”
A Celebração Eucarística deste domingo, onde celebramos a Vocação Laical, foi diferente para a Comunidade Sagrada Família. Logo na entrada, os jovens da JUFRA acompanhados do Ministro da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus, recebiam com alegria os irmãos e irmãs que chegavam para celebrar.
O destaque do dia era celebrar a vocação de sermos Igreja, por isso, Frei Flaerdi homenageou as diversas expressões e ministérios dos leigos na Comunidade, especialmente dos Catequistas. Após a homilia, aconteceu o Rito do Compromisso Franciscano de Vida dos jovens: Ana Clara, Henrique, Nathan e Willian. No final da Celebração, não poderia faltar a foto oficial, marcada pela alegria da fraternidade.
Que o Senhor abençoe estes jovens e esta fraternidade na vocação de transformar o mundo, a Igreja, a sociedade, como instrumentos de Paz e Bem!


Secretariado Fraterno Regional da JUFRA de São Paulo