Quinta Meditação – 31.05.2020

Ideal Franciscano de Vida

 

 

CONSTRÓI DEVAGAR O TEU SEGREDO

 

1. LEITURAS INICIAIS

Iluminação bíblica: Jo 8,1-11

Naquele tempo, 1Jesus foi para o monte das Oliveiras. 2De madrugada, voltou de novo ao Templo. Todo o povo se reuniu em volta dele. Sentando-se, começou a ensiná-los. 3Entretanto, os mestres da Lei e os fariseus trouxeram uma mulher surpreendida em adultério. Colocando-a no meio deles, 4disseram a Jesus: “Mestre, esta mulher foi surpreendida em flagrante adultério. 5Moisés, na Lei, mandou apedrejar tais mulheres. Que dizes tu?” 6Perguntavam isso para experimentar Jesus e para terem motivo de o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, começou a escrever com o dedo no chão. 7Como persistissem em interrogá-lo, Jesus ergueu-se e disse: “Quem dentre vós não tiver pecado, seja o primeiro a atirar-lhe uma pedra”. 8E, tornando a inclinar-se, continuou a escrever no chão. 9E eles, ouvindo o que Jesus falou, foram saindo um a um, a começar pelos mais velhos; e Jesus ficou sozinho, com a mulher que estava lá, no meio do povo. 10Então Jesus se levantou e disse: “Mulher, onde estão eles?” Ninguém te condenou?” 11Ela respondeu: “Ninguém, Senhor”. Então Jesus lhe disse: “Eu também não te condeno. Podes ir, e de agora em diante não peques mais”.

 

Iluminação franciscana: Test 1-3

1. Foi assim que o Senhor me concedeu a mim, Frei Francisco, iniciar uma vida de penitência: como estivesse em pecado, parecia-me deveras insuportável olhar para leprosos. 2 E o Senhor mesmo me conduziu entre eles e eu tive misericórdia com eles. 3 E enquanto me retirava deles, justamente o que antes me parecia amargo se me converteu em doçura da alma e do corpo. E depois disto demorei só bem pouco e abandonei o mundo.

 

2. REFLEXÃO FORMATIVA

Talvez seja um dos pontos mais complexos de se compreender. Mas vamos tentar refleti-lo. Primeiro é necessário entender que ele fala diretamente sobre tempo, sobre pressa e sobre calma. O ditado diz que “o tempo resolve tudo.” Jesus experimentou isso com a mulher adúltera. Na gritaria da acusação, Jesus se abaixa, e aguarda o momento certo de falar. Não iria competir com o grito com os acusadores, mas depois que os ânimos estavam mais amenos, ensina a não condenar, sem antes considerar os próprios pecados. 

Jesus sabia que era necessário esperar o tempo certo para que a mulher pudesse ser salva e a misericórdia pudesse ser anunciada. Jesus nos ensina a guardar o ímpeto e acalmar o coração. Francisco passou por isso. É pelo ímpeto de uma força maior que Francisco desce do cavalo e beija o leproso. Mas em seu testamento vai afirmar que foi o tempo que o transformou “E enquanto me retirava deles, justamente o que antes me parecia amargo se me converteu em doçura da alma e do corpo.” (Test 3). O tempo é parte fundamental do processo de conversão. Existe tempo de conhecer, de gostar, de servir, de superar os desafios e de se converter mais e mais. A Sagrada Escritura diz que “Para tudo há um tempo, para cada coisa há um momento debaixo dos céus.” (Ecl 3,1) “tempo de calar, tempo de falar” (3,7).

Construir devagar o próprio segredo é o exercício de ter tempo para ouvir o que o coração fala e o que Deus fala ao coração. A vocação é cultivada no falar, no calar, no ouvir, no agir e também no não agir. É preciso identificar cada um desses momentos. Existe tempo para todos eles, e então experimentá-los, saboreá-los.

 

Pausa (silêncio, respiração assistida, mantra/música)

Sugestões: O Tesouro - https://www.youtube.com/watch?v=yDZMgoucihY

Onde Andará Deus - https://www.youtube.com/watch?v=KUxqYj9AiXg

 

3. MEDITAÇÃO PESSOAL

- O caminho da contemplação se deve à familiaridade com o silêncio. Na oração silenciosa eu consigo perceber que o centro de todas as coisas é Deus e não eu mesmo?

- Eu consigo conversar com Deus em silêncio? Deus sabe o que está no meu interior?

- Agora, momento em que está claro que nada controlamos, que existem coisas maiores que nós, e o que temos que fazer é esperar e confiar, conseguimos fazer esse movimento?

Façamos o exercício de calar a nossa mente para ouvir nosso coração, dar tempo para que ele fale, permitir a comunicação dele com Deus.

Saibamos respeitar o nosso tempo, para que o nosso processo e serviço seja leve, para que em momentos de crise consigamos manter a mente, o coração e o espírito em sintonia.

Façamos como Francisco, sejamos dispostos e abertos para perceber a ressonância interior de tudo aquilo que experimentamos, saibamos nos familiarizar com o silêncio e a interioridade, sem buscar um propósito, deixando cada coisa e cada criatura ser como ela é, pela perspectiva do Criador.

Que a partir deste último momento de meditação proposto neste roteiro, comecemos a introduzir o silêncio e a reflexão nas nossas práticas e orações cotidianas, aumentando e aperfeiçoando nossa fé.

 

Oração final pessoal

(Finalize a meditação com uma conversa pessoal com Deus, utilizando de suas próprias palavras ou com as orações que preferir)