DINAMIZANDO AS DIRETRIZES DE FORMAÇÃO DA JUFRA DO BRASIL

    A Juventude Franciscana do Brasil possui como característica essencial a Caminhada Formativa dos seus Jovens, que apresenta estrutura própria compartilhada por todas as fraternidades. Dessa forma, para manter a sintonia desse processo temos as Diretrizes de Formação.

 1- O que são essas Diretrizes de Formação?
    São orientações para as diversas etapas da caminhada formativa do (da) jufrista. Assim quando um jovem ingressa em uma fraternidade de JUFRA, de Norte ao Sul do país, ele passará pelo mesmo processo formativo que é norteado por essas diretrizes.

2- Como essas diretrizes se organizam?
    Quando o jovem entra na JUFRA ele começa a realizar as chamadas Etapas de Formação, que são estruturadas de acordo com o tempo. À medida que o jovem vai passando por essas etapas ocorre um aprofundamento da vivência dos valores humanos e cristãos, bem como a um discernimento, crescimento e compromisso com a vida franciscana secular.

Caminhando pelas Etapas de Formação


3- Se um jovem entra em uma Fraternidade de JUFRA ou se surge uma nova fraternidade o que deve ser feito?  
    O jovem ou toda a fraternidade (no caso das iniciantes) devem ingressar na Etapa de Formação para Iniciantes. Os irmãos (as) iniciantes devem ser acompanhados pelo formador local ou por alguém responsável, no caso de fraternidades iniciantes. O(s) jovens devem participar da vida da fraternidade durante as reuniões e encontros, além de participarem de encontros especifícos da formação de iniciantes. É nesse momento que o (a) jovem desperta para JUFRA e por isso é de fundamental importância que conheça a estrutura do nosso movimento, bem como os conhecimentos básicos da vida franciscana. 

4- E como é o funcionamento da Etapa de iniciantes?
Duração: Seis meses, podendo ser prorrogado ou antecipado de acordo com o amadurecimento dos jovens iniciantes

Destinação: Destina-se a jovens, com idade mínima de 15 (quinze) anos

Conteúdo: Baseado no Livro de formação para iniciantes.
   



5- Caso toda a fraternidade seja iniciante, o que deve ser feito depois desse tempo de formação inicial ?

No final desse tempo de iniciantes a equipe regional vai à fraternidade local e realiza o encontro inicial de FBJ (veja na próxima pergunta) com esses irmãos. No final do encontro deve ser feito a eleição da fraternidade que agora sim surgirá oficialmente. E durante a celebração deve ser feito o compromisso do jufrista e a fundação (oficialização) dessa nova fraternidade.




 6- E depois que o jovem (a) termina a formação de iniciantes, qual a próxima etapa?
    O irmão deve realizar o encontro inicial da Etapa de Formação Básica (FBJ) que deve ter duração de dois dias e um caráter informativo e formativo. Depois desse encontro o jovem deve continuar realizando essa etapa de formação na sua fraternidade local, através de encontros especifícos de formação.



7- E como funciona a Etapa de Formação Básica?
Duração: Um ano, podendo ser prorrogado por mais um ano.
Destinação: Destina-se a jovens, com idade mínima de 15 (quinze) anos que sejam batizados e tenham passado pela formação de iniciantes.
Conteúdo: Baseado no livro de Formação Básica da JUFRA.
OBS: Para iniciar essa etapa o jovem participa de um encontro que se encerra fazendo o rito de “Compromisso do JUFRISTA”



8- Quando um irmão (a) deve ser considerado um (uma) jufrista?
Quando ele ao terminar essa etapa de iniciante, realiza o encontro inicial da etapa de formação básica, onde o mesmo faz o COMPROMISSO FRANCISCANO DE VIDA e recebe o tau.



9- Quem solicita para a fraternidade local o encontro inicial da formação básica da JUFRA- FBJ?
    
É a própria fraternidade que deve solicitar ao regional a realização do encontro inicial da FBJ na mesma. Assim, à medida que o formador local termina a formação de iniciante com um jovem ou mais jovens ele deve solicitar o encontro. É muito importante que o faça, para evitar que os jovens fiquem vários anos como iniciantes. Isso justifica também o fato do encontro inicial da FBJ não ser algo complexo, podendo ser realizado na própria fraternidade sob a coordenação do secretariado fraterno regional.

10- Um irmão que não tem FBJ pode votar ou ser votado? 
Não, pois como foi explicado anteriormente um irmão antes do FBJ é iniciante, ele precisa fazer o compromisso de vida para torna-se jufrista e, portanto ter direito a votar e ser votado.

Talvez por desconhecer isso, é que a celebração do compromisso não é valorizada por muitos. Perdemos o espírito de aguardar, desejar esse momento como algo único na nossa caminhada de vida. Um momento onde a fraternidade festeja a chegada de novos irmãos, pois isso representa o “batismo” do jovem na JUFRA.      


11- E quando termina a Etapa de Formação Básica, o que deve ocorrer com o irmão (a)?
    O jufrista vai realizar o Encontro Inicial da Etapa de Formação Franciscana (EFF), que representa a etapa de formação que prepara o jufrista para profissão definitiva na Ordem Franciscana Secular.

12-    E como funciona a Etapa de Formação Franciscana?

Duração: Dois anos, podendo ser prorrogada por mais um ano.
Destinação: Destina-se a jovens que tenham realizado a etapa formativa anterior (FBJ) e que tenham vivência eclesial e franciscana.
Conteúdo: Regra da OFS e outros temas baseados no Livro de Formação da Etapa de Formação Franciscana.

OBS: Para começar essa etapa o irmão deve realizar o encontro inicial que deverá ser encerrado com o Rito de Admissão à OFS, após dois anos o irmão deve professar à regra da OFS.


13- E o que acontece após ele realizar esse encontro inicial da Etapa de Formação Franciscana?
Quando ele termina esses três dias de encontro, o Jovem já deve fazer sua ADMISSÃO na Ordem Franciscana Secular, por isso durante esse encontro a OFS já deve participar e o jovem antes de fazer o mesmo já deve ter sido aceito em alguma fraternidade de OFS. 

14- Quem vai acompanhar esse jovem após a admissão?
É de responsabilidade do Animador Fraterno Local, designado pela OFS, acompanhar os dois anos de formação desse jovem, juntamente com o Mestre de Formação local. O jovem vai estar realizando sua etapa de formação franciscana e sendo acompanhado pela OFS, sendo que no final desse tempo deve ser feita a profissão do mesmo.  


15- Se o jovem professar na OFS ele não pode participar mais da JUFRA?
DEPENDE, se ele já tiver uma idade superior a 30 anos ele só pode participar da OFS, caso ele tenha menos de 30 anos o jovem fará parte tanto da OFS quanto da JUFRA. Dessa forma, o jovem é considerado Jufrista professo, e pode pertencer as duas fraternidades JUFRA e OFS. 


Conclusão: Está é a vida que nós jovens na JUFRA, apesar de nossa fragilidade, queremos viver. Concluímos, reafirmando que cremos no Amor de Deus, que está em nós, que está no nosso irmão, que está nas criaturas que nos rodeiam, e que nos conduz para uma visão otimista e esperançosa do mundo, do homem e da história. Guiados por Francisco e Clara de Assis, reafirmaremos nossa vontade de seguir o caminho de Cristo. A ele, honra e glória pelos séculos. Amem. Paz e bem!