Dirigente: Irmãs e irmãos, paz e bem! Neste ano de 2012 queremos dá continuidade aos nossos estudos e contamos com sua importante e valiosa participação. Hoje, inspirados pelo Pai Francisco queremos reiniciar estudando, aprendendo, comentando e, se apaixonando cada vez mais pela nossa JUFRA, colocando o Manifesto da Juventude Franciscana em destaque.

Leitor 1: Para dá início a este importante estudo invoquemos cheios de espiritualidade franciscana a Santíssima Trindade. Cantemos...

Todos: (Cantando) Em nome do Pai...

Leitor 1: Agora que introduzimos a Santíssima Trindade nos nossos estudos, vamos agradecer ao Altíssimo, Onipotente e Bom Senhor pela vida de nossa  fraternidade e pela vida dos jufristas  que fizeram e fazem parte da nossa história.  Cantemos...

Todos: (Cantando) Queremos viver este Compromisso/De Vida e Missão em Fraternidade
Construindo o Reino nos caminhos da História/Como Francisco e Clara viveram,
JUFRA, 40 anos, semeando Paz e Bem! (bis)

Dirigente: Para início de conversa e ajuda a nossa reflexão, que tal procurarmos as respostas no DIAGRAMA? Siga as orientações: acharemos as respostas na Origem e Introdução do Manifesto da JUFRA.

1: Todo jufrista deve está preparado para a ...
2: Onde foi realizado o 1° Congresso Nacional da JUFRA?
3: Onde foi realizado um dos dois primeiros Congressos Extraordinários da JUFRA?
4: O jufrista é guiado pela vida e pela mística de...
5: O Manifesto apresenta toda a ... da JUFRA do Brasil.
6: Em nome de Nosso Senhor... , este documento contem o Manifesto da Juventude Franciscana do Brasil.
7: O jovem jufrista tem predileção especial pelos empobrecidos e...

Dirigente: Agora que concluímos nosso diagrama, voltemos a entoar o refrão do Hino dos 40 anos da JUFRA, por ser propício a esta reunião.

Todos: (Cantando) Queremos viver este Compromisso/De Vida e Missão em Fraternidade
Construindo o Reino nos caminhos da História/Como Francisco e Clara viveram,
JUFRA, 40 anos, semeando Paz e Bem! (bis)

Dirigente: A proposta da reunião de hoje é estudarmos até o artigo 9 o nosso manifesto. A dinâmica que vamos utilizar é de exercitar. Como? Simplesmente completando o que se pede.  Vamos tentar?

1. Cremos que o _____________ é total, universal, permanente, prático, alegre, sacrificado, puro, humilde, generoso, sincero e compreensivo, e constitui o ____________, ao redor do qual nos propomos construir com entusiasmo um mundo mais humano, onde haja fraternidade, justiça e paz. 

2. Cremos no _____________ de Amor que deixou sua condição divina e encarnou-se na condição humana, na pessoa de ______________ de Nazaré. Ele que continua em nosso meio como enviado do ___________, animando a Igreja com o _________________ e oferecendo sua Palavra como Caminho, Verdade e Vida. 

3. Cremos no Cristo pobre, humilde e ___________________ que se identifica com os empobrecidos, marginalizados de nossa sociedade. 

4. Acreditamos no ____________________ de vida e o propomos como forma atual de viver o Evangelho de Nosso Senhor Jesus Cristo e de fazer presentes e efetivos no mundo os verdadeiros valores cristãos, oferecendo uma visão própria e adequada de Deus, de Cristo, da Igreja, do Homem e do Mundo, manifestados de modo sublime na vida do Seráfico Pai _____________________. 

5. Queremos fundamentar nossa ___________________ franciscana na experiência profunda do Deus vivo, de Jesus Cristo e seu projeto de vida sob a ação do Espírito Santo, fonte de vida e toda atividade libertadora, e em ____________________ - modelo dos cristãos - Mãe do Redentor, jovem, mulher, forte e corajosa. 

6. Queremos viver os valores franciscanos da alegria, do _____________________, do fraternismo e da inserção no mundo, pois acreditamos que o ___________________ tem seu fundamento na capacidade do cristão em assumi-lo plenamente. 

7. Queremos cultivar a fé, a esperança, a caridade e a participação nos sacramentos da Igreja, adequando nossa vida ao Evangelho e trazendo o __________________ para a vida, pois cremos que, somente desta forma, chegaremos a ser irmãos, construtores da autêntica fraternidade entre os homens. 

8. Queremos cultivar uma atitude ________________ profunda e sincera, com o propósito de participar e contribuir para o crescimento da Igreja - povo de Deus em marcha - construindo o Reino nos caminhos da História. 

9. Queremos ser uma presença consciente, desafiadora, na realidade onde vivemos, captando nela os anseios e busca da libertação, para sermos agentes na construção de uma nova sociedade. O mundo, cabe a nós _____________________________ com ele.

Dirigente: Voltemos a entoar o refrão do Hino dos 40 anos da JUFRA.

Todos: (Cantando) Queremos viver este Compromisso/De Vida e Missão em Fraternidade
Construindo o Reino nos caminhos da História/Como Francisco e Clara viveram,
JUFRA, 40 anos, semeando Paz e Bem! (bis)

Dirigente: É bom refletir, “mastigar” o assunto que deve entrar na nossa mente e no nosso coração de guerreiras e guerreiros jufristas, que lutamos por um mundo pacífico e fraterno. 

Leitor 1: Como tornar possível o Manifesto da JUFRA em nossas vidas?

Leitor 2: Quais os maiores desafios que devemos enfrentar para que isso ocorra?

Dirigente: Sugerimos que na próxima missa organizada pelos jufristas, ou outro momento que melhor atenda as necessidades da fraternidade, seja divulgado, através de panfletos, os nove artigos estudados. 

Leitor 1: Para finalizar este bonito momento cantemos a Oração de São Francisco, pedindo que ele interceda pela JUFRA do Brasil, do Mundo e por toda Família Franciscana.

Leitor 2: E que assim ...

Dirigente: O Senhor nos abençoe e nos guarde!
Todos: (cantando) Senhor, fazei-me instrumento de vossa paz/Onde houver ódio, que eu leve o amor/Onde houver ofensa, que eu leve o perdão/Onde houver discórdia, que eu leve a união/Onde houver dúvida, que eu leve a fé/Onde houver erro, que eu leve a verdade/Onde houver desespero, que eu leve a esperança/Onde houver tristeza, que eu leve a alegria/Onde houver trevas, que eu leve a luz/Ó Mestre, Fazei que eu procure mais/Consolar, que ser consolado/compreender, que ser compreendido/amar, que ser amado/Pois, é dando que se recebe/é perdoando que se é perdoado/e é morrendo que se vive para a vida eterna.


Para baixar o econtro em PDF CLIQUE AQUI

Autores:Ívia Mayara Morais
Sub. Regional de Formação- NE B1 PE/AL
Fraternidade Beleza Simples- Pesqueira- PE
Risaldo Gomes, OFS
Fraternidade São Luís Rei de França- Pesqueira- PE
Animador Fraterno- Fraternidade Beleza Simples