Fortaleza, 02 de agosto de 2008
(Perdão de Assis)



Caríssimos (as) irmãos (as) da Juventude Franciscana do Brasil,

Paz e Bem!

É com muita alegria que venho por meio desta motivar-lhes a participar de um momento ímpar na vida de nós franciscanos. Estou falando da celebração dos 800 anos do carisma, que acontecerá entre os dias 17 e 19 do mês de outubro, na capital federal. O tema do encontro será: “Reviver o sonho de Francisco e Clara no chão da América Latina e Caribe”. No dia 24 de fevereiro de 2008, a Família Franciscana recordou o início do movimento franciscano: o ano de 1208, na capela da Porciúncula, São Francisco escutou a Jesus que falava: “Vão e anunciem: ‘O Reino do céu está próximo’. Curem os doentes, ressuscitem os mortos, purifiquem os leprosos, expulsem os demônios. Vocês receberam de graça, dêem também de graça. Não levem nos cintos moedas de ouro, de prata ou cobre...” (Mt 10,7-9). Exultando imediatamente no espírito, Francisco exclama:


“É isto que eu quero, é isto que eu procuro,
é isto que eu desejo fazer do íntimo do coração”.


Em Brasília iremos comemorar a decisão de Francisco. Devemos lembrar que o que fazemos e o que seguimos hoje só é possível graças ao que Francisco fez 800 anos atrás. Lembro também da importância dessa data, pois provavelmente os 900 anos do carisma não poderemos comemorar aqui em terra. Outro motivo para estarmos presentes em Brasília, é a elaboração da Carta aos Governantes, da qual devemos participar. Nesse ano de eleição, mais do que nunca abrir a mente de nossos políticos para a luta a favor das minorias, que ainda sofrem em nosso país. Sei de todas as dificuldades financeiras enfrentadas por nós jovens, a maioria sem estabilidade financeira, más como já dizia um ditado antigo, quem tem pés vai à Roma, e este ano poderemos ir até Assis, pois ela será revivida em Brasília nessa grande comemoração. Assim irmãos procurem caravanas e estejam em Brasília no mês de outubro, para que revigorados no carisma, nos sintamos herdeiros da vida que Francisco propôs, claro que sempre respeitando a nossa secularidade. Que possamos realmente dar nosso exemplo como franciscanos e como cristãos que somos. Que peçamos a Deus, como Francisco pediu, rezando em frente ao crucifixo de São Damião:
Altíssimo e glorioso Deus,ilumina as trevas do meu coração!Dá-me, Senhor,uma fé reta,uma esperança certae uma caridade perfeita,senso e conhecimentopara que realizeTeu santo e veraz mandato.Amém!

Que todos tenham uma ótima estada em Brasília e que nosso Senhor ilumine nossa ida e volta e que sejamos, como Francisco foi a exemplo de nosso Senhor Jesus, luz e sal para a humanidade.


Pax et Bonun – Paz e Bem – Paz y Bien

Marcus Vinícius Pinheiro Lopes
Subsecretário Nacional Comunicação Social

E-mail: marvinplopes@yahoo.com.br MSN: marvinplopes@hotmail.com
Contribua financeiramente com a JUFRA! Sua ajuda é importante!