Queridos irmãos da JUFRA do Brasil é com muita alegria e satisfação que me dirijo a todos para falar um pouco sobre minhas atividades a frente da subsecretaria da infância, micro e mini franciscanos no CE\PI, antes de participar de minha vida franciscana como jufrista fiquei dois anos em uma fraternidade de mini franciscanos, onde despertou em mim um amor especial pelas crianças desde lá já são mais de dez anos trabalhando a frente dessa subsecretaria tanto em minha fraternidade local como no regional.

Quando iniciei esse triênio tinha como objetivo principal fortalecer as fraternidades de mini franciscanos e fazer com que todas as fraternidades de JUFRA do meu regional levassem a sério essa subsecretaria. Hoje já se passaram um ano e meio do triênio e posso falar que estou muito feliz pelo que consegui realizar nesse período, no semestre passado tive a oportunidade de visitar todos os distritos do meu regional, fazendo assim uma reunião distrital com todos os secretários locais da infância micro e mini franciscanos, tanto das fraternidades que não tinha essa subsecretaria ativa, como as que já trabalhavam com esse serviço.

Pude então nestas visitas, ouvir todos os secretários, quando apontavam suas dificuldades durante a caminhada, trocar experiências e juntos tentar encontrar soluções para os problemas existentes nas fraternidades, juntos também elaboramos projetos de acordo com a realidade de cada distrito para trabalhar com as crianças e adolescentes, outra coisa importante foi poder ter atualizado todos os contatos do meu regional dessa subsecretaria.

Com a realização desses encontros pude também encorajar aqueles subsecretários que ainda não desenvolviam seus serviços como os mini franciscanos. Com base nas diretrizes de formação para infância micro e mini franciscanos pude orientar a todos de como seria seus serviços a frente desta subsecretaria, conseguindo assim alcançar meu objetivo principal em que todas as fraternidades de jufra do meu regional levassem a sério o trabalho com os mini franciscanos.


Hoje surgiram novas fraternidades de mini franciscanos no meu regional, e muitas ainda estão por vim, isso também graças a um trabalho realizado junto a OFS do meu regional, a qual tive a oportunidade de trabalhar naquelas fraternidades de OFS que não existiam jufra, atualmente no meu regional várias fraternidade de mini franciscanos são assistida pela OFS, graças a essa parceria.
Atualmente estou fazendo um trabalho mais de acompanhamento, encaminhado material de formação, tirando duvidas dos irmãos da jufra e OFS, que estão começando seus trabalhos com as crianças, isso através de cartas e telefonemas.
Queria deixar aqui meu abraço a todos e dizer que estou à disposição para o que precisarem a respeito deste serviço, quero deixar também um material que faz parte de um projeto que estou fazendo no meu regional que é de CELEBRAR O MÊS DEDICADO A SÃO FRANCISCO, dentre muitas formas de celebramos deixo a disposição de todos um texto teatral para ser desenvolvido com crianças sobre a vida de São Francisco.

Paz e Bem a todos...... !!!!

Autora: Francisca Solange Freitas Barros ( OFS/JUFRA)

Subsecretária Regional NEA2 da I.M.M. Franciscanos


Para baixar a peça teatral sobre a vida de São Francisco para Crianças é só clicar no link abaixo:

http://www.4shared.com/get/o0mK_89j/TeatroS.html