Em comunicação, a mídia é formada pelos canais ou ferramentas utilizados para armazenar e transmitir informações ou dados. Muitas vezes a mídia é usada como sinônimo de meios de comunicação de massa. Atualmente, a mídia se constitui como uma das grandes influenciadoras na formação da opinião pública. No último século houve grandes avanços nos meios de comunicação de longa distância, iniciando com o rádio, passando pela TV e culminando hoje, com a internet. Os meios de comunicação modernos trouxeram grandes facilidades em trocas de informações e comunicação a longa distância entre grande número de pessoas. Por outro lado, muitos meios de comunicação tradicionais e de massa, citando como exemplo a TV, favorecem o surgimento da alienação, principalmente no que se refere aos nossos jovens.

Tomando por exemplo a comunicação dentro dos 40 anos de história da JUFRA no Brasil, sabemos que somente há poucos anos temos uma maior facilidade de comunicação e de troca de informações, formações, materiais, além de difusão de notícias sobre as realidades de nossas fraternidades espalhadas pelo país, o que nos é possibilitado através da ascensão da internet, bem como maior facilidade de alcance de maior número de jovens. Hoje em dia não temos de enfrentar a dificuldade, por exemplo, de esperar a chegada de cartas, ou precisar fazer ligações longas e custosas para lugares distantes para podermos nos comunicar com nossos irmãos. Hoje temos muitas informações ao alcance de nossos “cliques”, além de através das redes sociais, como orkut, MSN, Facebook e twitter termos a possibilidade de nos comunicarmos diariamente, de forma a facilitar trocas de experiências e maior aproximação entre nossas fraternidades, mesmo com distância geográfica muitas vezes bastante grande.

Apesar de todas essas facilidades, a nossa imersão em todos esses meios de comunicação pode trazer uma série de riscos, aos quais devemos estar sempre atentos. Infelizmente alguns canais e programas de televisão tem influenciado de forma bastante expressiva na constituição de nossas crianças e jovens, muitas vezes causando alienação, visto que na maioria das vezes as informações são passadas de forma tendenciosa, além do fato de termos acesso a todo tipo de maus exemplos, principalmente percebidos nas novelas transmitidas hoje em dia. Em contrapartida, as diversas possibilidades de mídia nos possibilitam visualizar uma mesma notícia ou informação advindas de diversos pontos de vista, o que nos ajuda a construirmos nossa opinião a respeito dos fatos de forma mais segura e consciente, sem ser refém apenas de um ou outro meio de comunicação.
Dessa forma, temos de estar atentos às diversas formas de expressão nas quais estamos constantemente sendo alvos. É fundamental que utilizemos dos meios de comunicação de forma a favorecer nosso crescimento e desenvolvimento como pessoas. Além disso, no que se refere à internet, tão utilizada pelos jovens hoje em dia, temos disponíveis diversos sites como o da JUFRA do Brasil e mesmo o blog nacional de formação, além de diversos outros sites interessantes que podem até mesmo nos ajudar na preparação de encontros de nossas fraternidades, além de estarmos sempre bem-informados. Esses meios podemos e devemos fazer uso sem moderação. Para finalizar, trago algumas sugestões de vivência desse tema na fraternidade.


PARA VIVER O TEMA NA FRATERNIDADE

• Dividir a fraternidade em alguns grupos que representarão as diversas expressões de mídia atuais (rádio, TV, jornal, internet) e passar como atividade a apresentação/ propaganda da JUFRA.

• QUESTÕES PARA RESPONDER
1) Que espaço os meios de comunicação ocupam em minha vida? Eles deixam espaço para eu me relacionar com meus amigos, familiares?
2) Estou buscando diversos tipos de expressões da mídia antes de construir minha opinião a respeito de algum fato? Busco também essas informações na Igreja e nos materiais da JUFRA, ou me restrinjo ao que vejo somente na minha novela ou programa favorito?
3) De que forma podemos utilizar os meios de comunicação e mídia para nosso crescimento pessoal e em nossa vivência na fraternidade?

SITES INTRESSANTES:
http://www.bibliacatolica.com.br/
http://www.catequista.net/catecismo/
http://www.catolicanet.com/?system=liturgia – liturgia diária
http://www.cantodapaz.com.br
http://www.franciscanos.org.br/


PAZ E BEM!
Jamille Mateus Wiles
Subsecretária Nacional para a Área Sul
Secretária Fraterna Regional Sul 3
Subsecretária de Formação – Fraternidade Utopia