🎶 “Cheio de amor, cheio de amor, as chagas trazes, do Salvador...” 🎶 


Hoje, 17/09, dia da Impressão das Chagas de São Francisco, celebramos junto da Fraternidade São Francisco das Chagas, de Canindé, que carrega o nome desse mistério, experimenta rotineiramente em suas terras sagradas a vivência dessa devoção, e hoje compartilha conosco um pouco da experiência mística e musical que vivenciam: 

Há mais de 200 anos Canindé respira o carisma Franciscano, carisma esse que transmite a cada um de nós a refletir sobre o amor no Amado. E dentro desses dois séculos a Juventude Franciscana, a fraternidade de São Francisco das Chagas respira o Carisma franciscano há 36 anos. Não poderia ser outro nome de fraternidade a não ser esse, que evidencia o amor de São Francisco pelo Cristo, o Cristo humilde, pobre, simples que por amor e por amor deu sua vida por nós. E dessa forma São Francisco quis seguir fielmente os passos de Jesus, amou tanto a humanidade, quis sofrer as mesmas coisas que Nosso Senhor Jesus Cristo que, em uma de suas quaresmas, a quaresma de São Miguel Arcanjo, recebeu as chagas de seu Amado. 

Para nós da Jufra de Canindé, da fraternidade de São Francisco das Chagas é uma alegria ter esse nome para representar a nossa fraternidade. Esse título é um convite a todo dia nos tornarmos semelhantes a São Francisco, de ver, contemplar e ajudar o irmão, que sofre, o irmão que necessita de cuidados, que necessita de atenção, irmão esse que é excluído da sociedade assim como São Francisco foi após despojar-se de tudo para o Tudo. Um convite a seguir os passos de Jesus a exemplo de São Francisco que como dizia: 🎶 "E ninguém sabia, já dizer com veras, se eras Francisco ou se Cristo eras!” 🎶,  ser um Francisco para cada irmão e irmã que clama por ajuda, como também cuidar de toda ecologia.

Não poderia ser outro nome para não desvincular a nossa fraternidade da Ordem Terceira, não poderia ainda, ser diferente do que tanto romeiros e romeiras, devotos e devotas vem procurar, o “ meu São Francisco das Chagas do Canindé”. Onde não medem esforços 🎶 "Cruzam vales e montes, na oração a fé, para chegar então, a nossa Canindé” 🎶 para 🎶 “De qualquer maneira vem ver São Francisco” 🎶.  

A Fraternidade São Francisco das Chagas é inundada pela devoção Francisca, em todos os sentidos, desde o início do ano litúrgico em preparação ao natal onde São Francisco soava em seus lábios como um sino para falar do menino de Belém, como na quaresma e não esquecendo do nosso mês de maio, onde São Francisco tinha um amor indizível por nossa mãe Maria Santíssima. Chegando a hoje nas chagas de São Francisco que para nós inicia também um período muito esperados por todos, o ciclo de romarias, como também a contagem regressiva para nossa festa de São Francisco, onde dizemos 🎶” Teus filhos te amam, te ama com fé, Salve São Francisco, salve Canindé, teus filhos te amam, te amam com fé, salve São Francisco Salve Canindé!” 🎶


Fraternidade São Francisco das Chagas, JUFRA 
Canindé/CE
17/09/20221