Uma das belezas da caminhada formativa da Juventude Franciscana é a possibilidade de passar pelas etapas de formação, conhecendo cada vez um pouco mais do nosso carisma e da Igreja, com calma e perseverança. Sabemos que nem sempre temos condições de manter formações das três etapas ocorrendo na nossa fraternidade local, por isso podemos pensar soluções para que toda/o jufrista possa viver a riqueza e a singularidade de cada etapa!

Uma das possibilidades são os encontros de formação regionais para uma etapa formativa específica, que tem previsão expressa nas nossas diretrizes de formação:

A JUFRA reconhece a possibilidade de realização de encontros formativos específicos de cada etapa a nível distrital e regional, desde que as fraternidades locais assumam junto com a Equipe de Formação Regional a organização desses encontros, o que não dispensa as fraternidades locais de organizarem as suas formações.

Isso vem acontecendo no Regional Norte II, com encontros da Etapa de Formação Inicial online envolvendo as fraternidades que estão vivendo esse período formativo. Foram pensados temas a partir do Livro da Etapa de Formação Inicial e outros materiais lançados pela Jufra do Brasil para serem trabalhados durante 6 meses, com aprovação da Equipe de Formação e Secretariado Regional. Os temas foram escolhidos também a partir dos serviços do secretariado da Jufra, com o objetivo paralelo de apresentar os serviços e formar lideranças.

Partindo do ponto de que a juventude tem que ser ativa na sociedade, para sermos verdadeiramente Igreja em saída, cada encontro tem uma atividade para ser realizada em fraternidade durante o mês, para, assim, as fraternidades partilharem suas atividades e ações no encontro seguinte. Por exemplo, depois de trabalhar sobre "O amor não é amado - Diversidade, pluralidade e Marginalização”, as fraternidades foram convidadas a realizar uma ação relativa à Secretaria de DHJUPIC, ao que desenvolveram atividades de cuidado com a Casa Comum.

Com o objetivo da formação de novos jufristas e lideranças para as fraternidades locais e regionais, a ideia é concluir esse projeto com um Retiro da Etapa de Formação Base da Jufra (FBJ) a nível regional, onde todos os formandos farão o retiro em uma cidade só, de forma que será nosso primeiro encontro regional após o período pandêmico. Essa é outra previsão expressa das diretrizes de formação da Jufra do Brasil (Os retiros iniciais de cada etapa também podem ser realizados em nível distrital e regional) que pode nos ajudar muito nesse período de reconstrução dos vínculos ao deixar de uma pandemia.  

As formações do regional Norte II vêm dando frutos a cada encontro! Já foram realizados três encontros e vem aumentando os participantes, e se tornando participativos, as fraternidades que estavam paradas retornaram a se reunir e fazer atividades. Desta forma, o FBJ Regional está previsto para o mês de julho e com muitos frutos para o regional!

E na sua fraternidade, no seu regional, quais ações podem ser pensadas para fortalecer a vivência das etapas de formação? Vamos conversar sobre a possibilidade de encontros de formação regionais, como o projeto do Norte II, e outras ações que podem ajudar a recender em nós a vontade de viver o ideal de vida franciscano! Paz e bem!


Antonia Laís Nogueira das Chagas - Sec. Formação Regional Norte II
e Gabriela Consolaro Nabozny - Sec. Formação Nacional