Aconteceu nos dias 12 e 13 de Novembro de 2022 o IV Encontro de Formação da Jufra do Regional Sudeste III no Convento São Boaventura em Olímpia, SP. Com o tema “Jovem Franciscano, não perca de vista seu ponto de partida" e o lema  “Te recordes do propósito: de manter o que tens, de fazer o que fazes e não desistir...". O encontro contou com a presença de jufristas e animadores fraternos das fraternidades de Santos, Mococa e Franca, juntamente com representantes da OFS de Franca e Bebedouro, assim como os Assistentes Espirituais da Jufra, Frei Aécio e Frei Suelton.

O Encontro de Formação foi um compromisso assumido pelo regional com a proposta de que acontecessem nos anos contrários do CORJUFRA, com o intuito de reunir as fraternidades e trabalhar temas e ações pensados para a equipe de formação. Nesse sentido, o encontro também teve a intenção de reanimar as fraternidades locais, além de promover o encontro presencial pós-pandemia, com uma mística pensada para provocar cada irmão presente a relembrar qual o chamado e a missão de ser Jufrista.

Contribuíram como presença ativa os postulantes da Custódia Franciscana do Sagrado Coração de Jesus que preparam a celebração inicial do retiro que aconteceu no sábado pela manhã, seguido de um momento de memória das fraternidades locais do Regional, principalmente as fraternidades que não puderam se fazer presentes no encontro. Na sequência aconteceu um momento de partilha onde cada irmão pode contar um pouco sobre o caminho percorrido nos últimos dois anos e como foi o convívio em fraternidade nesse período. Após um momento riquíssimo de muita escuta e troca, os irmãos foram provocados a escreverem cartas aos outros irmãos, relembrando uma tradição não apenas Franciscana, mas bíblica.

No período da tarde aconteceu a partilha do irmão Murillo da fraternidade de Franca, que é membro do Conselho Internacional da Jufra. Ele compartilhou um pouco sobre o que é o Conselho Internacional, como é o trabalho e os irmãos que estão a frente desse serviço, assim como os locais por onde a Jufra está presente em todo o mundo, além de compartilhar e dividir memórias de como foi a 3ª Assembleia Internacional da Jufra que aconteceu em Agosto de 2022 no México.

Na sequência a Irmã Zilma, das Irmãs Pequenas Missionárias Eucarísticas, foi quem esteve à frente da reflexão com o tema “Não perca de vista seu ponto de partida”. Além de fazer memória a Santa Clara, ela ainda reforçou o compromisso assumido pelos Jovens Franciscanos em serem exemplos do evangelho de Cristo no mundo, frisando como as pessoas que assumem o compromisso com o carisma franciscano estão dispostas a serem presença firmes no mundo.

O terceiro tema trabalhado no encontro foi “Senhor, que queres que eu faça?” conduzido pelo irmão Mateus, da fraternidade de Franca, que trouxe uma reflexão em forma de dinâmica ao tema, além de relembrar o chamado de Francisco e como o pai seráfico se colocou sempre a caminho. Essa reflexão foi finalizada com uma provocação para que fossem repensadas ações para reanimar e renovar as fraternidades locais.

O quarto e último momento formativo do dia foi direcionado a INAFRA. A irmã Júlia, da fraternidade de Mococa conduziu uma dinâmica presente no livro “Economia de Francisco e Clara” com o intuito de reafirmar a importância de se trabalhar as fraternidades de INAFRA sempre de forma lúdica e protagonista.

 Para finalizar o dia, aconteceu o jantar e convívio fraterno embalado por jogos.

 



No segundo dia do encontro, todos participaram da missa na comunidade presidida pelo Frei Aécio. Já a formação foi conduzida pelo Frei Suelton que trouxe memória e explanações sobre os próximos centenários a serem celebrados no Carisma Franciscano. Após a apresentação e explicação das comemorações e o que foi proposto para cada um dos 5 centenários, foram divididos grupos de partilhas e reflexões entre Jufra, OFS e Iniciantes para elaborarem ações concretas e celebrativas contemplados nos 4 eixos, sendo eles: Telógicos, Antropológicos, Eclesiais e Sociológicos. Ao final da dinâmica, as propostas foram apresentadas por cada grupo a todos os irmãos.

O encontro se encerrou com o almoço de forma muito significativa e celebrativa em comemoração aos 2 anos de sacerdócio do Assistente espiritual da Jufra, Frei Aécio.

Todo o Regional da Jufra de São Paulo, em nome do Secretário Fraterno Rodrigo Paixão agradece mais uma vez todo o apoio, tanto das fraternidades de OFS, em especial a fraternidade de Olímpia, que se dispôs a cozinhar durante todo o encontro, como ao Regional da OFS que contribuiu não apenas em orações, mas também com apoio direto, assim como aos freis, em nome do Frei Suelton, que cederam o espaço e foram fundamentais para que o encontro se realizasse.


 

 

Paz e bem!


Júlia Maria Carrare

Secretária de Formação do Regional Sudeste III da JUFRA