Ser jufrista é... 

Ser Jufrista é recordar! O que dizer de um dia que remete a tantas recordações... Recordações pessoais, coletivas, de perto, de longe, tranquilas e até um tanto turbulentas... Mas sempre fraternas!
Ser Jufrista é lembrar na pele! São memórias que renascem e que nos fazem sentir as horas na estrada rumo a um encontro ou visita fraterna; as ausências em momentos importantes da família; a ralação para arrecadar fundos para o caixa da fraternidade, o frio de um aeroporto gelado rumo aos congressos; mas também o calor de um abraço de um irmão de longe; o cheiro do café da mãe de uma irmã da fraternidade; o som de um pássaro que cantava em um retiro; o gosto do cachorro-quente, prato oficial dos encontros da JUFRA; as cores das bandeiras na foto dos encontros nacionais e até internacionais... Todos os sentidos ficam aguçados com essas memórias que esse dia suscita.
Ser Jufrista é recomeçar! É certo que, por mais que saibamos e tentemos seguir nossos ideais, sempre nos deparamos com momentos em que o cansaço, as frustrações, a correria do dia a dia nos desmotiva a continuar. Aí a gente lembra: "Pouco ou nada fizemos, vamos recomeçar..." E tudo se renova! Buscamos uma força que parece brotar lá do fundo da gente e vai crescendo, crescendo e quer sair de nós, não cabe em nós, sentimos a necessidade de dividir com os irmãos e irmãs e contagia todo mundo. Isso é ser Jufrista!
Ser Jufrista é encarar desafios! Quem de nós nunca se imaginou em um cargo na fraternidade e quando se deu conta já fazia parte de uma equipe regional, nacional... Se isso ainda não aconteceu com você, meu irmão e minha irmã, prepare-se!
Ser Jufrista é conhecer o outro! É perceber a unidade nas diferenças. Lembremo-nos do irmão que emprestou um cobertor no sul, da irmã que ofereceu um tereré/tererê  ou um pão de queijo no centro, do samba que alguém do sudeste ensinou, da rede preguiçosa de quem se preocupa com nosso conforto no nordeste e do gostinho de açaí com carimbó na comida e na dança dos Jufristas no norte... Nossa JUFRA do Brasil é linda!
Ser Jufrista é sair em missão! Nossos trabalhos nas Jornadas de Direitos Humanos, nossas manifestações nos Gritos dos Excluídos, nossas mobilizações em tantos projetos, nossas orações em cada campanha, nossa participação nos eventos da JUFRA desde os encontros na fraternidade, passando pelos congressos regionais e nacionais até o encontro internacional sediado pela JUFRA do Brasil e a Jornada Mundial. Quanto pé na estrada hein! Quanta luta!
Ser Jufrista é ser vigilante! Não tem nada mais cansativo que ficar horas aprovando estatuto e concluindo pautas até altas horas nos congressos por aí afora... Formadores que viram madrugadas escrevendo para o Caderno de Formação e para o blog, irmãos que mandam mensagens às três da manhã pra desejar um feliz dia do Jufrista! Equipes que ficam horas em reuniões online para que tudo o que saia nos materiais e nos encontros da JUFRA sejam o melhor que podemos oferecer. Mas tudo vale a pena... Pois aquilo que fazemos com amor não nos enfraquece, ao contrário, nos acrescenta.
Ser Jufrista... é algo tão peculiar, mas também tão simples. Tão pessoal e também tão grupal. E a cada momento, a cada vivência nos definimos de maneira própria, singular. E pra você? O que é ser Jufrista? Pense nisso! Que nesse dia do Jufrista possamos nos reconhecer com tudo que somos, com tudo que temos como jovens franciscanos.

Tenha um dia do Jufrista abençoado e que seu jeito de ser possa mudar o mundo a sua volta! 
Parabéns, Jufristas do Brasil!

                                                            Gleice Francisca Pereira da Silva
                                              Subsecretária Regional de Formação - Sul 1
                                              Subsecretária nacional para a Área Sul