“Um dia, lá na Judeia um homem chamado João
Clamava no deserto que era urgente a conversão.
Viva João Batista viva o precursor
Porque João Batista anunciou o Salvador.”

João Batista, considerado como o precursor de Jesus Cristo, nasceu seis meses antes do Messias, filho de um senhor chamado Zacarias que orava muito a Deus pedindo um filho, haja vista que a sua esposa (Izabel) era considerada estéril e estava com a idade avançada para conceber um filho.
Um fato muito interessante revelado no evangelho de Lucas foi o encontro de Izabel e a sua prima Maria: “Quando Izabel ouviu a saudação de Maria, a criança se agitou no seu ventre, e Isabel ficou cheia de Espirito Santo. Com um grande grito exclamou: você é bendita entre as mulheres, e é bendito o fruto do seu ventre” (Lc 1,39-45). Esse episódio demostra os destinos dos dois meninos estarão ligados: o batista e Messias, pois desde o ventre da mãe, João reconhece a presença do Cordeiro de Deus.
Durante a caminhada profética de João Batista, ele seguia sua vocação de profeta e anunciava que o Messias viria. Segundo o evangelho de Lucas, as multidões perguntavam a João “o que devemos fazer?” Ele respondia: “Quem tiver duas túnicas, dê uma a quem não tem. E quem tiver comida faça a mesma coisa”. Demonstrando, dessa forma sentimentos marcados pela partilha, amor, perdão, justiça, acolhida, atitude. Ele apontou que o centro de nossa história é Jesus de Nazaré, o filho de Deus.
Muitas pessoas acreditavam que João Batista era o messias, mas ele deixava claro que os batizava com a água, porém iria chegar o Messias que batizaria com o Espirito Santo, nas águas do rio, simbolizando desde já o caminho para o encontro da humanidade com Deus: conversão – misericórdia – amor - serviço.
Quando Jesus chegou às margens do rio, João Batista disse: 'Eis o Cordeiro de Deus, que tira o pecado do mundo” (Jo1,29). Anunciando que Jesus Cristo, o filho de Deus, é aquele que levaria os pecados do mundo em cumprimento de todos os sacrifícios do sistema sacrificial do Antigo Testamento.
Com a vida e os ensinamentos de João Batista, fica o desafio de anunciarmos o Cristo, a vida nova marcada pela partilha, amor, perdão, justiça, acolhida, atitude. Fazendo a experiência do seguimento de Jesus, pôr-se a caminho como discípulos e discípulas, viver os valores que João Batista anunciou e o chamado que Jesus faz a cada um de nós.
Destarte, somos cristãos e somos chamados assim porque seguimos os ensinamentos de Jesus Cristo. O verdadeiro cristão, porém, é aquele que participa da comunidade e, como Jesus, sonha e luta para que haja um mundo mais justo, onde as relações sejam marcadas pela bondade e pelo cuidado com a vida uns dos outros.

Que possamos também, assim com João Batista, anunciar o Cristo, com simplicidade e humildade, para que todos possam experimentar o amor incondicional de Deus sobre nós. Só assim estaremos vivendo em plenitude nossa condição de batizados e batizadas, membros do povo de Deus.

Colaboração: Gésus de Almeida Trindade (Sec. Regional de Formação NE B4 - Bahia Sul)