Voto e cidadania: Jovem, não desista de lutar!
“Eu vejo na TV o que eles falam sobre o jovem não é sério, o jovem no Brasil nunca é levado a sério”. (Charlie Brown Jr.)


As eleições se aproximam, e com elas devemos refletir a importância de nosso voto para a sociedade. Como jovens, é importante termos consciência que votar é um exercício que deve ser pensado com muita responsabilidade e seriedade. Para isso, devemos acima de tudo votar com o coração, sensibilidade e senso de justiça de forma a fazer uma reflexão acerca de nossa situação política atual e como queremos que ela seja daqui para frente. Assim, como franciscanos, temos o dever de realizarmos o voto pensando em quem realmente precisa de nossa ajuda, ter um olhar voltado às desigualdades presentes em nossas cidades e como cada candidato pretende lidar com elas.
Devemos recordar também, que votar é exercer cidadania, por muito tempo lutamos pelo direito de voto, e se hoje este direito nos é assegurado precisamos encará-lo com comprometimento. Podemos pensar, então, que nosso voto traduzirá como nos sentimos em relação a política, é uma forma de lutar pelo que acreditamos. Como jovens, temos o importante papel de olhar para a política e as eleições com esperança, não descaso; essa esperança é expressa na linguagem de utopias. Então, não há nada de errado em querer mudanças, mas para isso, devemos fazer parte dela, nos movimentar. Utopia pode ter uma conotação ligada a causas impossíveis, mas na verdade está profundamente associada ao fato de continuarmos caminhando e lutando por nossos ideais; pode ser que esses não se concretizem por inteiro, mas nos darão motivação para nunca deixarmos de lutar e sonhar.
É importante ressaltar também, que apesar dos últimos acontecimentos terem desmotivado diversos jovens, há diversas formas de participar da política além do voto. Por todo o Brasil existem Conselhos da Juventude, onde essas pessoas se reúnem para debater e cobrar seus direitos, olhando também para jovens marginalizados e que não têm as mesmas oportunidades; além disso, muitos jovens têm participado ativamente de movimentos sociais também como forma de reivindicações de direitos, como o movimento LGBTT, feminista, negro, entre outros, onde esses também lutam contra uma sociedade opressora e conservadora.

Por isso jovem, não se desamine, seja instrumento de mudança, renovação e paz! Lute pelos seus ideais, sonhe, vote, participe! Se fracassar, não desista, continue tentando, afinal, utopia é isso. Nessas eleições, pense no futuro que sonha para nossa sociedade.

Amanda Corrêa Rocha – Formadora Regional Sul 3


REFERÊNCIAS