No dia 25 de março, na Comunidade São Francisco de Assis – Paróquia São Cristóvão na cidade de Lajeado – RS, aconteceu a primeira formação do ano na Fraternidade Iniciante - Grupo Perseverança. A formação foi conduzida por Frei Rômulo Ferreira Pereira, OFM e por Franciele Menger, JUFRA- RS. Os temas trabalhados, junto à fraternidade da Juventude Franciscana (JUFRA), foram: “São Francisco de Assis – Vocação e Espiritualidade” e “Ideal e compromisso Franciscano de Vida”.
 Para dialogar e refletir sobre os temas, inicialmente retomamos a história de vida de São Francisco de Assis. Dando continuidade, refletimos sobre a Espiritualidade Franciscana (individualmente e em fraternidade), ressaltando que a Espiritualidade é a experiência de Deus na qual Francisco de Assis vivenciou com seus confrades, e que nós como Família Franciscana, hoje, também podemos cultivá-la e vivenciá-la.

 Dando seguimento, conversamos sobre o nosso ideal de vida enquanto jovens franciscanas bem como os nossos projetos de vida. Ressaltando a importância do cuidado com o próximo e com as irmãs e irmãos mais necessitados. Refletimos sobre o compromisso de cada uma no âmbito individual, em fraternidade e com a sociedade, e também a importância de sermos exemplo de quem acolhe, escuta, tem atitude, é solidária, é comprometida, sempre seguindo os passos de São Francisco de Assis. Finalizamos o encontro com preces e oração.
Foi uma alegria imensa ter podido compartilhar, vivenciar, dialogar e refletir com a fraternidade.


Franciele Menger
Secretária Regional de Infância, Micro e Mini Franciscanos
Juventude Franciscana - Regional Sul 3 – RS



Vale Lembrar...
As integrantes manifestaram interesse em conhecer a JUFRA no mês de agosto do ano de 2016, fruto do Encontro Estadual de Jovens Franciscanos do RS que aconteceu no mês de abril em Lajeado.
A Animadora Fraterna, Bruna Lopes, OFS e o Assistente Espiritual, Frei Rômulo Ferreira, OFM do Regional da JUFRA do RS, em dezembro, realizaram um dos encontros de formação inicial, abordando como tema: A História e a Conversão de Francisco. Os mesmos foram recepcionados com um almoço no salão da comunidade, contando com a colaboração dos familiares e a presença do pároco, Frei Flávio Guerra, OFM.
Em forma de jogral alguns pontos da História e da Conversão de Francisco foram representados em símbolos e desenhos. Como proposta, as integrantes tinham que pôr em ordem cronológica, considerando seus conhecimentos sobre a história de nosso Pai Seráfico.
Como ambiente, aproveitando o dia de sol, o encontro foi realizado em uma praça nas proximidades da Com. São Francisco de Assis, onde as jovens participam.
Sempre é uma alegria ir ao encontro das Fraternidades da JUFRA, ainda mais nesse processo de etapa de formação inicial onde as juventudes estão a todo vapor pelo carisma de Francisco e Clara. Mesmo conhecendo algumas integrantes, esse convívio e integração ressoa como companhia na caminhada, além de aproximar a liberdade, confiança, partilha e amizade para os próximos encontros, diz Frei Rômulo Ferreira.

Rezemos por mais vocações franciscanas!








Frei Rômulo Ferreira, OFM
Assistente Espiritual

Juventude Franciscana - Regional Sul 3 – RS