“Disse-lhes outra vez: A paz esteja convosco! Como o Pai me enviou, assim também eu vos envio a vós.” (São João 20,21)

A paz nasce da interioridade e deve ser compartilhada. Assim fizeram muitos que passaram pela história da humanidade, lutaram por dias melhores, dias de paz.

Personalidades pacíficas deixaram e deixam sua mensagem de paz, contudo nos questionamos: e nós o que estamos fazendo para a promoção de uma cultura de paz? Como é nossa vivência de paz em família e em fraternidade? Tenho estado em harmonia com o meu próximo?

Para transmitir paz precisamos estar em paz, ter o olhar de paz para com Deus e de contemplação com a natureza que nos proporciona momentos de paz.

Ainda existem muitas barreiras mundiais, que fazem com que as pessoas se desunam isto é o reflexo do grau de paz interior de cada ser humano. Jamais semearemos a paz de Jesus se não formos capazes de querer bem aos nossos amigos, familiares, vizinhos e aqueles que nos machucam. A prática da paz é um exercício de coragem profética, educando-se para viver a paz em casa, no trabalho, praticando-a e buscando-a teimosamente e constantemente. Jesus Cristo afirma que é possível viver a paz e dá seu exemplo quando enfrenta passivamente aqueles que planejaram sua morte. São Francisco de Assis provou que é possível semear a paz e assim fez quando amansou o irmão lobo, quando foi à presença do sultão para pregar o amor de Cristo e quando levou a paz e o bem a todos com sua maneira de agir. Eduquemo-nos para o perdão, amizade e gentileza do cotidiano, pois é nesses pequenos gestos que poderá nascer um dia a grande paz do reino dos céus.

O que aprendi sobre a paz é que ela não é tarefa de fazer coisas pelos outros e sim atitudes de ser alguém na vida dos outros. Não é denúncia, nem agressão, nem luta, nem combate, nem discursos, nem festinhas beneficentes, nem shows para levantar fundos, nem encontros para debater e assinar tratados. Ela aceita isso, mas não é isso. Só tem paz quem vive preocupado com a situação do mundo e faz algo para que ela mude.” (Pe. Zezinho, SCJ)

“E o Deus da paz esteja com todos vós. Amém.” (Romanos 15,33)

Ívia Mayara Morais dos Santos

Subsecretária Regional de Formação

Regional NE B1 PE/AL