DEMOCRATIZAÇÃO DOS MEIOS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Facebook, Orkut, Twitter, MSN, Rádio, TV, Internet, Revistas….
Ter acesso a esses mecanismos de comunicação e divulgação às vezes se torna privado. E porque não democratizá-los? Mas afinal o que é Democracia? Segundo o Dicionário quer dizer o seguinte: “Governo do povo, sistema em que cada cidadão participa do governo. A influência do povo no governo de um Estado”.
E então porque muitas pessoas ainda não tem acesso a estes meios de comunicação? Indagação esta que deve estar presente sempre em nossa caminhada social, política, mas principalmente em nossa vida religiosa.
“Toda a autoridade foi dada a mim no céu e na terra. Portanto, vão e façam com que todos os povos se tornem meus discípulos, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espirito Santo, e ensinando-os a observar tudo o que ordenei a vocês. Eis que eu estarei com vocês todos os dias, até o fim do mundo.”
Vê-se assim que a comunicação e a evangelização não devem parar mesmo que não tenhamos acesso a mecanismos tão sofisticados de comunicação como os atuais. São Francisco, nosso Pai Seráfico, certo dia convoca alguns de seus confrades para pregar e sem nenhuma palavra pronunciada consegue comunicar-se, evangelizar, as pessoas da pequena cidade de Assis, como está citado no Fioretti. Ainda com esse servo de Deus, temos outro exemplo simples de comunicação, quando em um momento, tido por muitos como loucura, faz o Sermão aos Pássaros, como veremos a seguir:
"Minhas irmãs aves, deveis estar muito agradecidas a Deus, vosso Criador, e sempre em toda parte o deveis louvar, porque vos deu liberdade de voar a todos os lugares, vos deu urna veste duplicada e triplicada; também porque reservou vossa semente na Arca de Noé, a fim de que vossa espécie não faltasse ao mundo; ainda mais lhe deveis estar gratas pelo elemento do ar que vos concedeu. Além disto, não plantais e não ceifais; e Deus vos alimenta e vos dá os rios e as fontes para beberdes, e vos dá os montes e os vales para vosso refúgio, e as altas arvores para fazerdes vossos ninhos e, porque não sabeis fiar nem coser, Deus vos veste a vós e aos vossos filhinhos; muito vos ama o vosso Criador, pois vos faz tantos benefícios, e, portanto guardai-vos, irmãs minhas, do pecado de ingratidão e empregai sempre os meios de louvar a Deus".
Santo Antônio de Pádua, Doutor da Igreja, ao beber da fonte franciscana também faz um sermão, como pede na leitura de Mateus acima citado, só que dessa vez aos peixes. E é dessa forma que nós como cristãos franciscanos que somos não podemos ter medo de lutar pela democratização por nossos direitos. No Catecismo da Igreja Católica, nos artigos 2494 e 2495, nos diz o seguinte:
2494 - A informação dos meios de comunicação social está a serviço do bem comum. A sociedade tem direito a uma informação fundada sobre a verdade, a justiça e a solidariedade: O correto exercício desse direito exige que a comunicação seja, quanto ao objeto, sempre verídica e completa – dentro do respeito às exigências da justiça e da caridade; que ela seja, quanto ao modo, honesta e conveniente, quer dizer, que na aquisição e difusão das notícias observe absolutamente as leis morais, os direitos e a dignidade do homem (IM 5).
2495 - “É indispensável que todos os membros da sociedade cumpram também neste particular os deveres da justiça e verdade. Hão de empregar os meios de comunicação social para cooperarem para a formação e a difusão da reta opinião pública (IM 8). A solidariedade aparece como uma consequência de uma comunicação verdadeira e justa, e da livre circulação das ideias que favoreçam o conhecimento e o respeito aos outros.
Vendo assim a importância de lutar por esses direitos da democratização dos meios de comunicação, ao passo que esses meios exercem um papel primordial na informação, na produção cultural e principalmente na formação do caráter de cada indivíduo que compõem a sociedade moderna. Vendo que é indispensável que todos os membros da sociedade cumpram este direito, tornando um dever, com muita justiça e verdade. Lembrando-se do que Jesus nos diz: “Eu sou o caminho, a VERDADE e a vida”.
Falar a Verdade é acima de tudo Evangelizar, mostrar Jesus ao mundo sem restrição, no sentido democrático.
Antônio José Tenório da Silva.
Subsec. Fraterno Regional para o Distrito Agreste-Regional NE B1-PE/AL
Fraternidade Luz Clara- Bom Conselho - PE
0 Comentários