O amor, a paz, o perdão, a humildade, a fraternidade e a misericórdia foram os principais ideais que o jovem Jesus de Nazaré defendia através das palavras e atitudes. Com seu exemplo de vida, de jovem audacioso que não se conformou com as injustiças sociais. Jesus conquistou e continua conquistando muitos seguidores. Porém, seguir as propostas do Cristo em uma sociedade classista, individualista, preconceituosa e desigual é lutar contra o sistema dominante da sociedade atual.
Os jovens são os principais agentes de consumo da sociedade, eles estão presentes nos outdoors, nas propagandas televisivas, e são alvos de muitas atenções. São os que mais utilizam as mídias digitais. A juventude, na visão capitalista, é o objeto que contribui no crescimento do capital.



O jovem é a força renovadora e transformadora da sociedade. Portanto, a juventude crisstã deveria utilizar os meios de comunicações que eles estão inseridos para propagar os ideais do Cristo, pois jovens precisam encontrar uma forma concreta de atuação dentro e fora da igreja. Buscar maneiras para contribuir para a construção de uma realidade social mais justa e fraterna, onde a vida de todos os indivíduos seja respeitada.


Na concepção de Gramsci (1987), uma realidade não é um dado homogêneo, de imposições totais e harmônicas; ela se constitui não apenas daquilo que é dado, daquilo que ela é, mas também daquilo que não é, mas pode vir a ser. Imbricada na realidade existente, há o horizonte da liberdade, da realidade possível. Desta forma, os cristãos devem ter a esperança e a coragem em ajudar na formação de uma sociedade que segue os ensinamentos de Jesus Cristo.


É importante ressaltar que seria um equívoco acreditar que os jovens que seguem a cristo irão sozinhos superar todas as mazelas encontradas no sistema vigente, porém eles irão ser agentes de transformação no local onde estão inseridos, propagando os ideais de Cristo com autenticidade e coragem. Dessa forma, Os Jovens que buscam a cristo contribuiriam na construção de uma sociedade mais humana e fraterna, vivendo em um país digno de filhos e filhas de Deus.


Gésus de Almeida Trindade
Secretário Fraterno Regional – NEB4